-
Fotografias:George Fakaros
-
Fabricantes: Benjamin Moore, Daikin, Duravit, Elval Colour, Ergotrak, Grohe, Ieronimakis, Kone, Lacomar Pisani, MIRAGE, Miele, Movinord, Pilkington, The Bright Group, Ventouris, Vimar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo complexo de escritórios do grupo foi implantado ao longo do eixo Norte - Sul do terreno proposto. É constituído por dois volume separados com uma ligação no eixo Leste - Oeste. Devido à inclinação do terreno, um nível artificial na cota -0,10 foi criado, enquanto a cota do térreo está no 0,00. A entrada dos dois volumes é pelo vazio da junção entre eles.
Na parte externa, fiéis à estratégia do projeto básico, criamos um visual arrojado, usando elementos brancos que circundam o edifício, garantindo a proteção contra a luz do sol.
No interior, o desenho foi baseado no número oito (por causa disto o complexo foi batizado de EIGHT), para que os eixos se cruzem e os movimentos circulares possam ser criados seguindo a deriva, abrindo e fechando, enquanto se move, o dentro e fora parecem dar uma visão do todo, indo em qualquer direção. Além disso, um átrio central foi criado, em torno do qual todas as funções são distribuídas.
No térreo de cada volume há uma escadaria central, dois elevadores centrais, as principais áreas de escritórios e espaços de apoio como salas de informática, áreas de armazenamento, espaços comuns (banheiros e copas). Em cada pavimento existem duas principais áreas de trabalho que são separadas da entrada, do lobby e do átrio central, permitindo o funcionamento independente de cada espaço, enquanto as funções administrativas e operacionais são distintas dentro do grupo. Cada uma destas duas áreas de suporte incluem espaços separados. O terceiro pavimento é a única área operacional, com escadaria e acessos para os lofts. As áreas operacionais de cada pavimento são totalmente autônomas, tanto ergonomicamente quanto operacionalmente, para que possam funcionar de forma independente.
O subsolo do edifício expande para além da estrutura que cobre toda a área do lote. Nesta área, há salas de máquinas, instalações para incêndios, uma subestação, E/M sistemas de backup, uma sala para o servidor central e toda a área de estacionamento necessária para o bom funcionamento do edifício. O estilo livre para a construção dos edifícios contribuiu para o desenho da fachada, criando uma paisagem interessante. A área do jardim ao redor do edifício é coberta por grama e arbustos baixos, enquanto uma pequena área na entrada foi feita com deck. Este loft que falamos tem um particular interesse por ser uma área que ao mesmo tempo é um jardim e circulação do edifício. O plantio do gramado foi feito com tirar irregulares e peças de granitos geométricos foram dispostos linearmente em torno de um muro.