-
Arquitetos: DTR Studio
- Área: 1240 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Javier Callejas
O Museu do Centro do Vinho será localizado na propriedade Juan de Reyes, em uma das mais tradicionais municipalidades da província de Granada: Torvizcón. Situada no coração da Serra de la Contraviesa, no interior da Costa Tropical
O projeto surgiu da necessidade de integração e interação com o ambiente como premissa inicial para sua implementação e configuração formal.
Fundamentado no respeito e entendimento do ambiente imediato. Uma tentativa de correlação com a área, tanto nas suas vistas como pelas atividades que abriga.
Portanto, o prédio busca não competir com o entorno, mas submergir e se adaptar à topografia existente se revelando apenas onde necessário e aliviando o efeito visual das consideráveis alturas da área de depósito que contém.
Este projeto foi criado com o intuito de encorajar o contato e a participação direta do visitante com o processo de plantio e colheita das uvas e elaboração do vinho. Mostrar como nessa área evoluíram o cultivo e a fabricação até as técnicas mais modernas e inovadoras. Além de transmitir esse conhecimento aos visitantes, eles têm a oportunidade de participar em cada um desses processos interagindo na sua realização, além de cursos. Por fim, o visitante também têm a chance de conhecer a cozinha alpujarreña, típica da região, e apreciar a variedade de vinhos produzidos, seja no próprio centro ou na localidade.
Finalmente, parte da filosofia do projeto, sua conquista e função, compreende incorporar a mais avançada tecnologia no avanço relativo ao meio ambiente. Quanto a isso, a construção se baseia na arquitetura bioclimática como ferramenta para aproveitar a energia fornecida pela natureza. Além de promover a reciclagem da maioria dos dejetos produzidos (água, lixo, etc.). Tudo com o objetivo final de reduzir o impacto ecológico ao mínimo.