Descrição enviada pela equipe de projeto. O fascinante Dome em formato de bolha de sabão chama a atenção do turista e do cidadão dinamarquês a partir de sua localização no porto de Copenhague, entre o restaurante internacionalmente renomado Noma e o antigo armazém do arquiteto dinamarquês Nicalao Eigtved. Sua forma espetacular contrasta com o restante da paisagem urbana ortogonal e seu delicado esqueleto e fachada translúcida o fazem parecer planar. Os que ali adentram são envolvidos pelo calor de um dia de verão, e o cheiro de inúmeros arbustos de alecrim, zangões ocupados e uma oliveira de 100 anos de idade, protegidos do vento fresco do lado de fora.
A cúpula na praça Krøyers, chamada de Dome of Visions, foi projetada pelo arquitetos dinamarqueses Kristoffer Tejlgaard e Benny Jepsen e construída pelo NCC. Dome of Visions é um espaço novo e temporário em Copenhague.
A cúpula incentivará e dará vida a um espaço aberto proeminente da cidade que fica temporariamente cheia de guindastes de construção de contentores de carga. O Dome vai desafiar o setor de construção estabelecido com uma nova perspectiva sobre o debate em curso acerca do futuro da habitação, por ser em si um edifício enraizado a ideias e métodos alternativos. Será portanto ambos, um espaço de respiro criativo e uma plataforma para reflexões profissionais a longo prazo.
A Dome of Visions convida artistas de toda Europa e já acomodou o pop eurotrash alemão, o acompanhamento em áudio de uma viagem espacial ao vivo, performances de dança moderna, música clássica, assim como outras experiências artisticas e culturais.
A Dome of VIsions acolhe debates sobre o futuro da habitação saudável sustentável e ambientalmente. Isto é feito através de conversa e amostras aos representantes do setor construtivo dinamarquês dos benefícios de construir com materiais porosos, os benefícios da climatização pelo vento e condicionamento do ar nas imediações da estufa e, finalmente, os benefícios da integração da natureza com as nossas casas, o que é possível na habitação em estufa.
PROGRAMA O projeto de Dome of Vision está em fase de desenvolvimento contínuo. O jardim será expandido para a inclusão de uma plataforma elevada para ervas e vegetais e um sistema de irrigação. Persianas também serão instaladas. As propriedades da estufa e da cúpula como habitação assim como o próprio envólucro climático também irá testar o monitoramento e registro do consumo de energia e climatização interna.
A estrutura é móvel e se instalará em vários locais diferentes na Dinamarca durante um ano ou dois. Ao final de maio, a cúpula partirá de Copenhague para Aarhus. Em Aarhus ela será alocada no porto, próximo ao centro da cidade e proporcionará espaço para eventos culturais e reuniões profissionais durante todo o verão de 2013. No fim do verão ou início do outono, a Dome of Visions retornará a um bairro de Copenhague que está passando por uma ressurgência cultural efervescente nos últimos anos.
ESPECIFICAÇÕES Vários elementos da Dome of Visions merecem reconhecimento especial. A fachada desenvolvida pelos arquitetos Kristoffer Tejlgaard e Benny Jepsen foi criada especificamente para este projeto.
Feita a partir de folhas cortadas de policarbonato CNC, dimensionadas a partir de folhas de policarbonato padrão para minimizar desperdício de materiais. As folhas se sobrepõem como escamas de peixe, o que a torna resistente à chuva e ao vento sem o uso de qualquer tipo de vedação comercial. A fachada é auto-sustentável, tem um nível mais alto de isolamento solar do que o vidro e, quando se desgastar, será removida pelo produtor, reprocessada e reutilizada em novos produtos. O jardim interno consiste em árvores de eucalipto, uma oliveira de 100 anos, uma videira de 50 anos, pessegueiros macieiras, ervas e flores. Dentro da cúpula da estufa há uma construção de dois andares com um estúdio no primeiro pavimento e uma sala de reuniões, terraço e jardim no térreo. A estufa tem duas fontes de aquecimento. Um fogão móvel especialmente projetado a partir de tijolos de barro, esterco de cavalo e óleo de linhaça com uma chaminé horizontal que funciona como uma peça de mobiliário, bem como uma bomba de aquecimento que utiliza um gás líquido exclusivo do design sueco.