-
Arquitetos: Khmaladze Architects
- Área: 1200 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Giorgi Khmaladze
-
Fabricantes: Fundermax, Albond, Brimat, Dip-Tech, Erco, GeoLodi, Guardian Glass, Lamberts, Pimeks Aluminium, Schüco, Tejas de Chena, Zinco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma das áreas recém urbanizadas da cidade litorânea de Batumi, na Geórgia. Inclui um posto de combustíveis, McDonald, espaços de lazer e um espelho d'água.
Dada a localização central, e, portanto, a importância do local, foi decidido devolver à cidade a maior área possível para recreação através da limitação da pegada do edifício e de circulação de veículos. Isso resultou em um volume com todos os programas comprimidos no interior.
Os espaços são compostos de tal maneira, que dois grandes programas - Serviços de veículos e de refeições - são isolados uns dos outros, tanto física como visualmente para que todas as operações de posto de combustível estejam escondidos da visão dos clientes do restaurante.
Por causa da, pré estabelecida, pequena pegada de construção, a maioria dos espaços de apoio e utilidade são agrupados e localizados no nível do solo para estar perto de todos os pontos de acesso de técnicos.
O espaço público do restaurante começa a partir do hall de entrada e sua entrada independente no piso térreo. De onde, como uma maneira de conectar-se naturalmente com o piso superior e oferecer aos clientes a experiência de transição suave entre os níveis, o piso eleva-se para cima e cria pavimentos habitáveis em níveis intermediários a serem ocupados como espaços de refeições.
Parte do espaço de refeições oferece vista para as a água em destaque do lado de fora, enquanto o resto transita sem problemas para o pátio ao ar livre no nível superior. O pátio, cercado por todos os lados para proteger o espaço de ruídos externos, proporciona espaços ao ar livre bastante calmos para sentar-se. A camada de vegetação, que cobre a copa gigante em balanço do posto de combustível acrescenta um ambiente natural e funciona como um "escudo ecológico" para o terraço.