-
Arquitetos: Department of Architecture
- Área: 480 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Wison Tungthunya
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao princípio, o pedido do cliente parece bastante simples - seu dormitório principal no térreo, um outro para sua mãe e sua irmã no pavimento superior, um grande espaço interior e um terraço ao ar livre. No entanto, o grande desafio está presente no terreno, que está situado num cruzamento de grande fluxo composto por três ruas, numa zona residencial que proíbe o uso de grades. Esta limitação coloca em risco a privacidade dos residentes que vivem no térreo, assim como o problema das luzes provenientes dos automóveis durante a noite.
Com o fim de lidar com as limitações do terreno, uma grade convencional se divide em uma série de planos verticais menores. Estes planos são projetados sobre uma malha a diferentes distâncias da casa, portanto bloqueia visitas indesejáveis e permite ao mesmo tempo ventilação natural. Além disto, eles seguem horizontalmente na parte superior do terraço, criando um espaço de convivência semi-exterior bem definido.
Os planos são feitos de dois materiais: telas de metal em rede e painéis de lona, sendo que ambos são permeáveis e é possível ver através deles. Painéis treliçados e as árvores propiciam delicados padrões de sombra no terraço.
Pela noite, as árvores da periferia filtram a luz dos automóveis e suas sombras são projetadas nos planos de lona deliberadamente colocados. As imagens da sombra que aparecem e desaparecem, se movem de um lado a outro dependendo da direção e da velocidade dos veículos que passam, que nos recorda algumas animações em preto e branco das telas do cinema.
Isto resultou num espaço ao ar livre que está em constante mudança durante os dias e as noites - um espaço onde suas qualidade são definidas autonomamente por forças externas, o vento, a luz do sol e as luzes dos automóveis.
O projeto abriga as limitações do lugar e do programa como um marco pelo qual se modela a casa. Um lugar de vida cheio de sembra e de sua reflexão lúdica e imaginativa.