Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2006 fomos solicitados para construir uma casa de verão em um condomínio próximo ao Parque Nacional Villarrica. É um local montanhoso onde a neve o torna inacessível no inverno, por isso a obra é pensada como uma casa de verão que permanece fechada no inverno.
Os proprietários tinham como costume acampar; esta qualidade particular da famíla é a que dá forma à casa. Foi pensado um espaço tenda permanente, cuja qualidade é ser um grande ambiente único sob um manto de madeira que envolve a casa e acomoda o habitar comunitário.
O local da implantação do projeto é próximo a um rio ladeado por altas montanhas. Os limites do terreno são completamente artificiais e não-geográficos, de modo que optou-se por montar um projeto que forma os fechamentos e constrói o local dentro do condomínio, visando criar um espaço residencial e isolado dos vizinhos. Todo o espaço em frente à casa será feito com terraços e passarelas a partir de um paisagismo natural que o lugar tem, feito com troncos escultóricos caídos de um antigo incêndio.
A frente da casa é construída com uma grande parede curva que recebe a família e se traspassa.
A casa foi projetada considerando uma carga de neve máxima de 1,80 m., (média dos últimos 80 anos). Neste inverno, cairam 3m de neve e obrigou o calculista a hiperestruturar a casa, a fim de manter o vazio unitário no interior. Assim, o projeto superou o orçamento.
Decidiu-se repensar os elementos arquitetônicos a partir do mesmo gesto inicial de conformar o terreno com a arquitetura, desta vez abrindo-se para este e para os visuais ao invés de ocultá-lo. Optou-se por um sistema estrutural que deixa a cobertura independente das paredes perimetrais, para poder desenvolver duas construções em paralelo. Fundações e cobertura no lugar e as paredes pré-moldadas de Termocret, que diminui o tempo de construção, foi possível deixar a maior parte da obra concluída antes da chegada do inverno.
A nova estratégia de construção a partir das alterações no partido arquitetônico permitiu alcançar o custo da obra estipulado pelos proprietários e construí-la de modo mais rápido.