Focado no atendimento aos bairros do entorno, o projeto do Centro Esportivo de Beijiao encarou o objetivo de criar um espaço multifuncional e convidativo. A imagem típica da arquitetura de espaços esportivos é deixada de lado, com preferência a um espaço de atividades útil para além dos eventos esportivos, dia ou noite. A intenção da arquitetura é criar um espaço da comunidade que anima e reúne as imediações.
A disposição geral cria espaços em diferentes escalas para uma variedade de atividades e uma interface permeável entre o terreno e o contexto urbano imediato. Esses espaços de diferentes alturas são capazes de acomodar distintas atividades ao ar livre.
A proposta incorpora o conceito de arquitetura ecológica e unifica os vários volumes separados por meio de um "vale" central, no qual se encontra uma grande praça linear e onde as atividades múltiplas criam espaços vigorosos. Um conjunto de quadras esportivas se localiza de um lado do "vale" e é empregado também para atividades externas. A plataforma do "vale" se estende, tornando-se uma cobertura e conformando o auditório. O térreo da área externa proporciona um ambiente agradável no clima quente do verão. A geometria porosa cria espaços flexíveis para diferentes ações como comércio, atividades físicas, culturais e de ensino.
Arquitetos
Localização
Beijiao, ChinaDesigner
Jian JunkaiProjetistas
Jian Junkai, Jiang LongEquipe de Projeto
Lu Meijun, Geng Zhen, Wang Deyuan, Liu ShanshanLDI
China National Sports GroupÁrea
47.000 m²Ano
2012Fotografias
Cortesia de Decode Urbanism Office