- Área: 5391 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:11h45, Stephan Lucas
Plano de fundo
O projeto é parte de um desenvolvimento residencial de Landy Sud, em Saint-Denis, e é um dos últimos a ser completados nessa área que está mudando rapidamente. Está estrategicamente localizado, com duas linhas do trem no seu perímetro (a linha do trem metropolitano RER B que vai em direção sul e a linha do trem de alta velocidade para o Oeste) e possui belíssimas vistas para a Grande Paris. O espaço vazio deixado pela linhas férreas significa que a paisagem pode ser explorada sem interrupções, dos limites de Sena - Saint-Denis até La Défense, via as alturas de Montmartre e os bairros históricos da cidade.
O projeto ocupa um terreno de esquina que fecha a sequência de edifícios existentes e define a área central do empreendimento. Dois diferentes tipos de edifícios foram então projetados: um bloco de apartamentos de 6 andares numa das esquinas e um grupo de casas individuais no centro.
O projeto cria um link entre a cidade histórica e o empreendimento na área do Stade de France, e tem como objetivo extrair o máximo do terreno para criar um complexo habitacional da mais alta qualidade. As noções de conforto e identidade, temas recorrentes para o escritório responsável pelo projeto estão no coração de ambos os conceitos do projeto e nos edifícios em si.
O projeto
A fachada sul do bloco de apartamentos (54 unidades) compreende uma variedade de tamanhos, formas e profundidades: uma série de pequenas unidades de diferentes texturas e cores podem ser percebidos de várias maneiras. As áreas externas, uma para cada casa, são tratadas como ambientes completamente separados, cada um com um sistema de painéis de alumínio e vidro que têm funções de reguladores de temperatura e proteção sonora. Essa interface com o exterior também proporciona grandes vistas para a paisagem do entorno. A fachada interna é mais uniforme, com os apartamentos separados distinguidos apenas pelas janelas de diferentes tamanhos.
As 16 casas possuem configurações diferentes, geminadas e isoladas, fazendo uma alusão aos antigos edifícios industriais que antigamente estavam no terreno. Eles estão orientados na direção leste-oeste ou oferecem vistas em três orientações, e possuem jardins de boas proporções. Dependendo do seu tamanho (4 a 6 ambientes, além da cozinha e banheiros) algumas das casas possuem salas com pé direito duplo que aumentam a sensação de familiaridade, unindo todos os ambientes.
A variedade de formas e tamanhos continua no exterior, com uma rede de caminhos que percorrem o terreno margeando os jardins, que estão dispostos em patamares na área comum e alinhados quando junto às casas (o estacionamento subterrâneo está limitado pelo bloco de apartamentos).
Os edifícios são construídos parcialmente de concreto isolante termicamente e estão de acordo com o padrão de baixo consumo do BBC Francês. Ao invés de utilizar equipamentos técnicos, o conforto foca na orientação solar e em características passivas, tais como elementos de proteção solar que se projetam além da fachada quando abertos para criar sombras na superfície. Essa atenção aos detalhes também é refletida na escolha dos materiais, baseados na rica e complementar paleta de revestimentos de cinza e branco, metal expandido e elementos cerâmicos em três cores diferentes, utilizados para criar um desenho único de padronagem de tijolo a tijolo, que confere às fachadas sua aparência dinâmica.