-
Arquitetos: Enforma Studio
- Área: 424 m²
- Ano: 2010
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma paisagem como a da Baía de Boka Kotorska, um grande desafio pode ser o de construir um edifício além da "receita tradicional". É como quando você cresce em um meio onde a diversidade étnica e suas diferenças não são muito bem aceitas e compreendidas. Nessa situação, devemos celebrar as diferenças entre as pessoas e assim como hoje, com todo o desenvolvimento social, econômico e tecnológico, pensar sobre a estrutura que irá refletir o presente, mas sem pôr em perigo o "espírito" do natural existente e o ambiente construído - genius loci.
A Casa "Vila Stoliv" situa-se em um terreno de difícil acesso em uma pequena vila de pescadores chamada Stoliv, a 8 km da cidade antiga em Kotor Boka Kotorska, relacionado à ocupação antiga de Perast. Esta posição da casa fornece uma vista impressionante e este fato foi o ponto fundamental na criação do volume da edificação.
Uma abordagem criteriosa para o encargo e uma concepção cuidadosa de todos os aspectos e necessidades do ambiente e da sociedade, resultou no objetivo desejado, refletido em uma contemporaneidade e pureza do projeto. Assim, a arquitetura desta casa é produto de uma profunda análise da localização e demandas do investidor, para criar um projeto original, dando importância à paisagem. Todos estes aspectos são incorporados na expressão formal da "concha do mar", que "se abre a paisagem", criando um espaço único no interior e exterior. Uma abordagem do projeto original é implementada em dois aspectos. Primeiro, muros de pedra radiais conformam as três partes principais, que são as porções funcionais e estruturais do projeto. Em segundo lugar, numa grande superfície envidraçada, que "trazem" ambiente no interior, cria-se uma mistura sutil nos espaços interior e exterior. Posicionar a casa de 424,5 metros quadrados em um terreno muito inacessível, foi um grande desafio para nós, mas também nos deu oportunidade de criar vários ambientes interessantes e de qualidade, paisagisticamente.
A casa possui um subsolo, térreo e primeiro andar. No subsolo encontra-se a garagem com duas vagas, um depósito, lavanderia, academia e adega. Um detalhe muito interessante através de todos os andares é a escada que segue as paredes radiais e "traz" movimento para todo o interior. Da circulação no piso térreo, onde também é a entrada principal, entra-se na sala de estar, que, juntamente com a cozinha e sala de jantar conformam um espaço único conectado diretamente com os terraços e a piscina externa. Ali está também um banheiro, com spa e sauna, armário e chuveiro, também conectados com a piscina. Na parte posterior do nível térreo está situado o apartamento de hóspedes com entrada independente.
O primeiro pavimento é definido como uma zona noturna, com dois dormitórios, banheiro e uma suíte principal. Todos os três dormitórios são conectados com um grande terraço que é coberto com lona automática em uma das porções. A abordagem geral para o projeto e o resultado que derivou disso, foi, neste caso, reconhecido e premiado pelo júri do prêmio "CEMEX". Esta casa foi escolhida como a melhor obra em Montenegro em 2012 e também recebeu o terceiro prêmio no Concurso Internacional de Construção Sustentável no México. Este prêmio é um reconhecimento significativo para o escritório e para a cena da arquitetura montenegrina, sendo uma clara indicação de que a abordagem correta pode atingir um resultado admirável.