-
Arquitetos: Xavier Ozores
- Área: 700 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:David Frutos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto foi visto como uma oportunidade devido a seu terreno estreito (quase 7,40 metros de frente e 18 metros de profundidade) com programa de 5 apartamentos e edifício de habitações.
O terreno fica em frente a uma praça vívida, de onde tiramos partido da riqueza de atividade e da fachada ensolarada.
Desenvolvemos duas aberturas no prisma obtido como resultado do rateio máximo do pavimento térreo para a obtenção de um pátio interno para as habitações e uma claraboia central. Esta claraboia permite a ventilação passiva (perimeter grille) além de iluminar a escada do edifício.
Focamos nossa capacidade expressiva na composição da fachada. Decidimos empurrar para trás a parede da cobertura criando um volume flutuante, definindo um vazio que funciona como uma varanda para a praça, protege a entrada do edifício e, ao mesmo tempo, faz com que a fachada pareça menos esbelta.
Dentro desta perspectiva, nossa composição de fachada com sua aparente desordem, busca expressar a individualidade de seus habitantes em cada casa representada pela decoração, que pode ser vista no interior durante as noites de verão.
Chegando a este ponto, deve se perceber que a propriedade do edifício projetado foi perdida, uma vez que este pertence a partir de agora a seus habitantes.