-
Arquitetos: Castell-Pons Arquitectes
- Área: 1755 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto combina as pré existências e as condições de desenvolvimento urbano, para interagir com o modo de vida dos usuários.
Cidade - Arquitetura - Arredores.
Por um lado, tentamos dar uma resposta ao entorno complexo, criando um edifício com uma geometria própria. Um volume com diferentes alturas que leva a maior vantagem da orientação solar e ventilação, onde os cheios e vazios aproveitam ao máximo o espaço.
TO único núcleo central leva à todas as habitações. A utilização de brises facilita a ventilação cruzada e conduz também à utilização de uma pele exterior dinâmica onde as principais áreas estão localizadas. Graças à sua forma espiral as diferentes unidades têm espaços livres exteriores, como terraços e jardins
Estilo de vida - Arquitetura - Usuário
Na cultura mediterrânica a transição entre o espaço público e o privados sempre foi entendida como algo seqüencial, onde os espaços intermediários, como os pátios ou as ruas cobertas, nas varandas ou nas pérgulas, têm um papel muito importante como espaços de interação entre os usuários
Com essa intenção o acesso ao edifício é promovido a partir de ambas as ruas, gerando um tráfego entre elas e dando ao pátio a aptidão para agitar a vida social entre os vizinhos.
Economia e sustentabilidade tirando proveito dos sistemas passivos, mas também promovendo os valores sociais e conforto típicos da nossa arquitetura.