No ano passado, a Universidade da California, em Davis convidou três arquitetospara competir pela chance de projetar seu novo museu de arte de 30 milhões dólares museu, previsto para estrear em 2016. A competição foi um caso de concepção-construção, onde cada participante foi convidado a se juntar com um empreiteiro e apresentar um design holístico. Para quem não viu, SO - IL foram anunciados como os vencedores do concurso.
Aqui apresentamos o projeto vice-campeão, do escritório Henning Larsen Architects. O projeto ganhou o nome "The Leaf" (A Folha), e espacialmente e materialmente expressa suas funções sobrepostas. Seu nome vem da leveza da folha, como o aço e alumínio na cobertura, que filtra a luz solar e oferece sombra. A folha se apóia em uma base de concreto pesado, fornecendo alojamento para as exposições do museu.
Leia as descrições dos arquitetos depois do intervalo...
"A Folha" é o nome do icônico novo museu de arte da Universidade da Califórnia, em Davis. O museu foi concebido com salas de exposições, bem como espaços informais de interação social e descanso. Esta justaposição cria uma dinâmica, museu vivo, onde alunos, professores e moradores podem compartilhar uma experiência estética e processo criativo.
Estas duas funções que se sobrepõem são evidentes na forma e materialidade do edifício; a partir de uma sólida base de concreto, a leve cobertura de alumínio e aço emerge para oferecer sombra. A base abriga espaços de exposição do museu, que exigem níveis especiais de iluminação e ventilação.
A partir do átrio aberto e informal, existem várias entradas para os espaços de exposição. Esta variação de escala cria uma sensação de intimidade, que liga o lobby ao resto do museu. O layout interno e seleção de móveis reforçam esse sentimento íntimo, com grandes mesas, sofás confortáveis e paredes de livros.
A cobertura do edifício é como uma folha, não só na forma, mas na função, filtrando a luz do sol e garantindo sombra, mesmo nas partes mais altas do edifício. O piso superior abriga uma galeria, uma sala comum, escritórios e um pátio. O pátio pode ser acessado seguindo os caminhos sinuosos estabelecidas em um declive gradual que envolve a construção e a traz para a paisagem.
O marco da localização do museu na parte sul do campus, ao lado da rodovia, é uma das primeiras coisas que se vê quando chega à universidade. Foi, portanto, importante para projetar um edifício que interage com os edifícios existentes para criar um novo portal para o campus.
Architects
Localização
UC DavisArquiteto Projeto
Henning Larsen ArchitectsArquiteto Executivo
MultistudioContratante
Oliver and CompanyAno do projeto
2013Fotógrafos