- Área: 2582 m²
- Ano: 2008
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Fotografias:Erik Freeland, Theo Morrison
"Nosso sonho era ter um espaço que demonstrasse que defenderíamos os interesses de nossas famílias [e] as apoiaríamos... Em uma democracia, acreditamos que... os espaços compartilhados e não os domínios privados devem ser os mais belos nas nossas vidas... Há uma calma ao entrar aqui... uma inspiração quando se realiza que é assim que as coisas deveriam ser".
- Ivan Hageman, Co-fundador e Diretor da Escola.
A Escola do East Harlem é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que oferece o segundo ciclo do ensino fundamental para famílias de baixa renda na região do East Harlem. A escola proporciona bolsas a todos os alunos matriculados. É a primeira escola independente a ser construída na comunidade do Harlem em décadas. O novo edifício de 2582.7 m², finalizado no outono de 2008 permitiu à escola triplicar de tamanho para atender às urgentes demandas educacionais do bairro. A escola se compromete a manter um senso de grupo entre os estudantes, mas também reconhecer cada aluno como indivíduo e cidadão.
O duplo propósito ecoa no projeto do edifício. Os andares inferiores, interligados por uma escadaria visível da rua, contêm os espaços públicos: um grande refeitório, ginásio e átrio. Esses pavimentos são envolvidos por uma pele de vidro translúcido através da qual as atividades cotidianas de estudantes e professores são visíveis do exterior. Os pavimentos superiores englobam salas de aula e demais espaços acadêmicos, revestidos por uma composição de janelas e painéis de cores e graus de refletividade variados. A textura, como um tecido, marca o resguardo necessário para os trabalhos de aprendizado, estudo e disciplina ocorrendo nesses espaços. A fachada pixelada compreende aberturas dispostas em relação ao desenho dos interiores, e não como uma imposição da lógica formal exterior. As áreas de circulação também são elaboradas como extensões informais que permitam o encontro dos professores e alunos fora das salas de aula. Atribuindo propósitos diversos além da circulação e um senso de lugar.
Considerando o futuro da escola, trabalhou-se para manter a flexibilidade por todo o edifício. As salas podem ser reconfiguradas para acomodar as suas necessidades variáveis, conforme sua pedagogia evolui. Os amplos vãos da estrutura possibilitam que todas paredes das salas de aula sejam divisórias não-estruturais. A concentração das tubulações e equipamentos nos forros das circulações também proporcionam flexibilidade na configuração, até mesmo na fachada.
A instituição tinha um orçamento limitado devido tanto ao custo elevado da construção que afeta as escolas no interior da cidade, quanto à época do projeto, durante um período de alta da construção civil e também ao fato do terreno estar localizado em uma zona originalmente alagável. As fundações requereram complicadas estacas de atrito lateral para ancorar o edifício e os pavimentos inferiores tiveram de ser completamente impermeabilizados. A laje do subsolo teve de ser elevada, ficando logo acima do nível da água e deixando o pavimento térreo quase um metro acima do nível da calçada. Essa elevação exigiu uma rampa de acesso, de acordo com as normas de acessibilidade, criando assim um caminho para a chegada dos estudantes, monitorada desde a sala da direção.
O escritório atuou tanto no projeto arquitetônico quanto na construção, em um processo denominado "Construção de Projeto Liderada pelos Arquitetos" (ALDB, na sigla em inglês), provendo um alto controle da qualidade e economia em todas as etapas. Esse duplo papel permitiu a participação plena na construção e o envolvimento dos fornecedores e construtores na concepção. Ao envolver as partes nas suas áreas específicas, estas contribuíram criativamente. Como exemplo, a parceria no desenho dos armários dos alunos resultou em um produto novo ao preço regular. A racionalização da construção e dos processos de aquisição de materiais resultou em custos finais significativamente menores que o custo máximo estabelecido, permitindo o uso de materiais de acabamento mais duráveis e o retorno de mais de meio milhão de dólares do investimento para os fundos da instituição.