- Ano: 2011
-
Fotografias:Nattan Carvalho
-
Fabricantes: Ecotelhado
Descrição enviada pela equipe de projeto. A companhia da família e a convivência entre amigos, em espaços amplos, concebidos para promover a integração, o conforto e o bem viver. A Casa Chácara das Pedras, projetada pela equipe da Stemmer Rodrigues arquitetura e incorporação, tem esses elementos em sua essência.
Seu estilo contemporâneo, ganha robustez com o imponente trio de palmeiras imperiais, refletidas no espelho d´água. O terreno da residência é em aclive, em uma área muito arborizada, o que permitiu a valorização de espaços verdes no projeto. Estrategicamente posicionada, a casa é intensamente iluminada, permeando todos os ambientes de forma natural, em perfeita sintonia com o jardim ao entorno.
Com um projeto marcado pelo jogo volumétrico de um grande retângulo em concreto, possui como eixo visual três palmeiras imperiais, já pertencentes ao terreno de 1290 metros quadrados. Foi a partir delas que a casa de três pavimentos foi planejada, tendo as árvores como divisoras entre a área do jardim e a edificada.
Arquitetura sustentável e inteligente
Uma parede verde com nove metros de altura percorre a divisa sul da casa. Este espaço também abriga a circulação vertical, composta por elevador panorâmico e escada, unificando os três pavimentos.
O projeto deste jardim, elemento fundamental para o condicionamento ambiental da casa, também inclui pedras e madeira, que contrapõem a escadaria metálica, que acompanha o jardim vertical.
A parede conta ainda com um sistema de irrigação por gotejamento permanentemente controlado e uma abertura regulável, em estrutura zenital, que proporciona além da iluminação natural, o controle da ventilação.
Outra preocupação sustentável do projeto é o aquecimento solar da água, inclusive das piscinas interna e externa. O uso do concreto aparente contrasta com os grandes panos envidraçados, aproveitamento ao máximo a iluminação natural.
Casa em movimento
O hábito de receber amigos para festividades permitiu o projeto contemplar grandes áreas sociais. Um salão de festas, com 184 metros quadrados, funciona de forma independente do restante da casa, com revestimento acústico e acesso direto pela área externa. A cozinha, servida inclusive por uma adega, tem 52 metros quadrados e atende tanto a estrutura principal quanto o salão de festas, dando grande funcionalidade aos ambientes.
O tradicional contemporâneo
A piscina sinuosa da área externa funciona como contraponto dos elementos concretos. As formas curvas também compõem o cenário interno e aparecem internamente no elemento que dá privacidade ao elevador.
A opção por uma arquitetura limpa trouxe aos ambientes poucos objetos decorativos. Os revestimentos externos, como pedras naturais, madeira além do próprio elemento construtivo, o concreto aparente, deslizam para dentro da casa dialogando com paredes recobertas com surpreendentes papéis de parede.
Espaço conforto e saúde
No térreo, a família conta com um SPA personalizado, no qual a sala de relax serve a piscina térmica em tons dourados e uma ampla sauna. No nível da piscina externa e área social, uma varanda com pergolado em madeira rústica e coberto com vidro, compõe o cenário com uma lareira externa em granito bruto, apropriada para o clima do sul do País. O esporte também foi contemplado no projeto, com uma quadra de basquete ao ar livre.
Área íntima
Conta com a privacidade do último pavimento. No setor das meninas, uma antessala elíptica funciona como camarim, incluindo ofurô com cromoterapia. Já no quarto do menino, o destaque é o chão metalizado. A suíte de casal possui closets e banheiros individuais, tendo como destaque a ampla sala de banho, com uma jacuzzi iluminada por uma zenital e bancada em refinado basalto marrom, o mesmo da geométrica lareira do dormitório.
Texto enviado por Stemmer Rodrigues arquitetura e incorporação.