-
Arquitetos: John Wardle Architects
- Área: 665 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Trevor Mein
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa funciona como um instrumento ótico, uma série de dispositivos que enquadram vistas além da costa adjacente em direção a Heads de Port Phillip Bay. O passeio mais significativo através do terreno, e da própria residência, leva o usuário da rua, por um caminho suave, à escada de entrada, que, em seguida, eleva-o o suficiente para apreciar a vista ao chegar no nível superior. A coreografia cuidadosa dessa seqüência é amplificada pela materialidade e suas adjacências. Belas madeiras ao longo do caminho e mármore Calacatta na cozinha. A experiência sobre a entrada é privada e separada do exterior. Uma vez que acima, os pontos de vista se expandem e se focam no horizonte do oceano para o sul.
Um desafio para as casas costeiras de Victoria é conciliar os pontos de vista do sul com orientação solar norte. Neste caso, um pátio foi introduzido para trazer aspectos do norte para os espaços de convivência e para capturar o sol da tarde dentro de um ambiente protegido dos ventos fortes provenientes do sul. O quarto principal é orientado ao sul para ter a melhor vista para o mar através da sala principal e em todo o pátio.
A casa é cuidadosamente dividida para permitir a privacidade entre pais e filhos adultos em um local estreito. A sala principal e a copa é o lugar onde a família e amigos se reúnem. Desta forma, a casa foi projetada para uma vida familiar intensa, permitindo a privacidade e convivência comum.
A conexão visual direta entre o interior e o mar favorece a contemplação de navios que cruzam a baía e seguem para os portos distantes, um retiro relaxante do trabalho.