- Área: 1393 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Eduardo Liotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito proposto pela ART para a primeira revendedora Mini Cooper em Porto Alegre segue a identidade visual padrão da marca de veículos, com elementos que valorizam o produto e estendem sua identidade ao edifício de esquina localizado na Zona Norte de Porto Alegre. Suas fachadas negras acentuam o contraste com as vitrines, e, em conjunto com o projeto de iluminação, buscam valorizar o interior da loja.
Seguindo um programa desenvolvido em conjunto entre o escritório de arquitetura, cliente e marca, a proposta brinca com volumes cúbicos sobrepostos em equilíbrio assimétrico. A estrutura metálica aparente com fechamentos em vidro foi utilizada para sublinhar o espírito urbano desejado pela marca; chapas metálicas perfuradas ainda recobrem partes das fachadas a fim de amenizar a incidência direta de luz solar.
A loja abrange em seu térreo setores de atendimento, estoque e oficina. O segundo pavimento é compreendido por três mezaninos, com funções de administração, área para funcionários e depósito. O terceiro nível comporta um pequeno salão de eventos e um terraço com acesso externo. A cobertura da edificação é feita parcialmente com ecotelhado. O preto predomina em todo o espaço interno da loja, contrastando de maneira intensa com o mobiliário e a decoração, nas cores verde, amarelo e laranja.