- Ano: 2008
-
Fotógrafo:Mayte Piera
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência localiza-se em uma área residencial elevada, a partir da qual domina-se a encosta que desce até o mar. Esta vista marca a direção que seguirão os muros que, de maneira abstrata, definem o projeto. A casa estrutura-se como uma compactação de volumes de diferentes alturas, com formas estabelecidas por estas paredes principais.
O espaço articulador desta sucessão de volumes obtém-se através de uma abertura, mediante pátios, no espaço central da habitação. Sucedem-se uma série de pátios abertos, cobertos em seu perímetro como átrios, pelos quais se avança para o acesso ao interior e onde são obtidas diversas percepções da casa.
As vistas desde qualquer ponto interseccionam-se e nunca são interrompidos ao longo da sequência permeável, onde ao final, limitado entre as membranas de vidro, encontra-se o vestíbulo. Assim, produz-se um caminho de abordagem que expõe o lado mais íntimo da casa para, uma vez em seu interior, seja possível descobrir-se as longas vistas sobre a encosta para o mar.
Entre as grandes paredes que delimitam o espaço, fecham-se amplos panos de vidro protegidos com persianas, graduando o nível de fechamento de cada peça.
O programa da casa orienta-se muito claramente segundo a direção marcada pelas paredes, e os volumes dependem da hierarquia espacial dos espaços. Dois volumes emergentes de madeira, materializadas pelas chaminés, marcam o contraponto à horizontalidade que define toda o projeto.