-
Arquitetos: aat + makoto yokomizo architects
- Área: 128 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado na faixa íngreme de montanhas da parte ocidental de Kanagawa. A seção residencial, incluindo este terreno plano, foi planejada e vendida em lotes na década de 1970. Como resultado da imagem descrita pelo cliente de sua vida cotidiana e com foco no custo, a decisão foi de construir uma residência de um pavimento.
A família do cliente é composta por um casal e seu filho, que se abstiveram de suas vidas em um apartamento dentro da cidade, no sopé das montanhas, e procuraram um ambiente mais rico ecologicamente para construírem uma nova casa. O Mapa Mental apresentado pelo cliente mostrou o quão satisfeitos estavam em morar mais próximos a natureza.
Devido a venda de lotes sem a imediata construção de casas, este terreno transformou-se em um terreno baldio. Árvores com flores e frutas, tais como uma cerejeira que o antigo dono plantou em uma extremidade do terreno, uma ameixeira, uma castanheira e um caquizeiro ali cresceram. O projeto abarcou a localização destas árvores em um pátio somando-se ao plano de layout para casa. Como resultado a planta se tornou um tipo de cruz modificada.
O cliente queria a conexão entre o interior com o exterior, e tinha o desejo de levar a mesa de jantar para o quintal e comer ali. Portanto, cerca de metade dos pisos internos, como a cozinha e o atelier, ganharam piso de concreto. A armação do telhado fez com que, juntamente com a superfície curva, as vigas diminuíssem sutilmente suas alturas.