
- Área: 32 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Yohei Sasakura
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está inserida num pequeno terreno da zona urbana de Osaka, no Japão, e foi projetada para um casal e seus dois filhos . O entorno possui um uso misto, onde pequenas casas, pequenas fábricas e edifícios de pequenos escritórios coexistem juntos sem qualquer harmonia.

A antiga casa do cliente, que se situava neste local, era uma casa de madeira de dois andares. Os edifício adjacentes estavam muito próximos e não permitiam a entrada de luz natural nela. Portanto, o cliente solicitou que os ambientes familiares (sala de estar, copa e cozinha) fossem os maiores possíveis no novo projeto, sem a interrupção de pilares ou paredes, e que a luz natural que entra na casa, fosse especialmente para estes lugares.

Em primeiro lugar, uma vez que o terreno é estreito, o volume do edifício utilizou o máximo possível do local. De acordo com o estilo de vida do cliente, o dormitório do casal e as áreas molhadas foram colocados no piso térreo, os ambientes familiares foram colocados no primeiro pavimento, os dormitórios das crianças foram colocados no segundo e o terraço foi colocado no telhado. Por motivo estrutural, as grandes aberturas não podem ser abertas no primeiro pavimento. Portanto, o volume do segundo pavimento recebeu um giro de 14 graus para o eixo do edifício, e os espaços intersticiais entre a parede rodada e a parede exterior do edifício, tornou-se um vazio. Foi inserida uma claraboia neste vazio, a qual permite que a luz natural entre até o ambiente familiar no primeiro pavimento.

Além disso, uma das duas paredes recebeu um pequeno giro de 14 graus sobre o plano do segundo andar. Este muro inclinado recebe a luz natural e gera um novo sentido físico no espaço, junto da parte que se sobrepõe as escadas - as quais possuem o formato de caixas suspensas que parecem flutuar no vazio - que lembram um origami.

Devido ao volume cilíndrico do segundo andar rodado em 14 graus que parece penetrar no edifício, a casa tornou-se completamente distinta das construções do bairro.
