-
Arquitetos: Roswag Architekten
- Área: 1978 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Daniela Friebel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma área de uso misto, próxima ao antigo aeroporto de Tempelhof em Berlim, concluída em 2012, o complexo de escritórios estabelece novos padrões em design sustentável e eficiência energética para o setor industrial.
O edifício foi projetado especialmente para as exigências do Artis, uma empresa relativamente pequena, interessada em planejamento e realização de exposições internas de alta qualidade, feiras comerciais e eventos. Eles dominam as tecnologias modernas de produção e as usam para ter idéias complexas para as realizações tridimensionais com exatidão. A solução holística para o desenho de sua nova sede foi desenvolvido em um processo colaborativo e aberto com o cliente e todos os especialistas envolvidos.
O programa requerido foi uma sala de trabalho e espaços de escritórios associados para serem combinados em uma solução integrada e compacta. O projeto em forma de L envolve uma área de entrada e carga/descarga necessárias para a empresa. O salão é revestido de madeira, enquanto a área de planejamento e administração foi finalizada em gesso branco e placas com fibras de madeiras.
O térreo segue o processo de produção, começa pela área de trabalho, passa pelas áreas de trabalhos manuais, salas de pinturas, armazenamento e distribuição. A entrada de visitantes é feita por uma escada que sobe diretamente para a recepção onde são oferecidas vistas dinâmicas sobre o salão de produção em uma galeria envidraçada. Os acabamentos internos são simples e as superfícies principais são feitas em materiais expressivos de alta qualidade, considerando também o vidro e o gesso brando como uma atmosfera calorosa e iluminada.
O edifício é altamente isolado e esta estrutura hermética foi realizada utilizando madeira de origem sustentável e materiais com baixo índice de carbono incorporado. O desempenho energético do edifício excede os requisitos ENEV 2009 em 86%. Todos os elementos acima do solo são pré-fabricados, permitindo que o reservatório fosse montado em apenas cinco semanas. As paredes externas e os elementos estruturais da cobertura foram feitos em madeira permeável com um isolamento de celulose. A cobertura é composta de elementos maciços de madeira laminada e pré-fabricada. Na entrada, peças de 20m de comprimento, permitem a otimização dos materiais. A fim de melhorar termicamente o espaço dos escritórios, um telhado verde foi implantado nas áreas de administração. A estabilização adicional do clima é feita através das paredes e forros de gesso.
O conceito de sustentabilidade teve como objetivo substituir a tecnologia através do uso de estratégias passivas. As necessidades de aquecimento do edifício são totalmente cobertas por uma caldeira de combustível sólido alimentada com resíduos de madeira das oficinas. O excedente de energia para o aquecimento são fornecidas às salas de concertos vizinhas. Além disso, painéis fotovoltaicos na cobertura produzem 1,5x mais energia do que o necessário para a iluminação, ventilação e alimentações auxiliares.