- Ano: 2008
-
Fotografias:Diego Opazo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A biblioteca é um edifício isolado no lote com árvores esparsas no entorno, que penetra nas reentrâncias do volume construído. Uma caixa prismática cujo interior é fragmentado por planos que fluem entre os espaços do programa. Entre duas fissuras, o edifício se abre ao exterior e permite que os interiores se projetem à vegetação que o circunda.
A edificação é composta de dois ambientes distintos, condição que determina a funcionalidade do projeto: um espaço multiuso, convidativo ao público infantil, presente com um pano de fundo, e o espaço das revistas, jornais, música e fotografia.
O cerne da biblioteca são os livros dispostos nas paredes que configuram a forma estruturadora que organiza as diferentes áreas.
O entorno atribui unidade e articula as diferentes áreas, marcando os limites mas mantendo a continuidade e fluência do espaço.
O projeto se abre para o exterior através de pátios poligonais que geram visadas dos ambientes que se cruzam e vistas fugazes da paisagem. Uma grande quantidade de claraboias de diferentes diâmetros transparece uma luz homogênea e neutra, proporcionando uma atmosfera calma que encoraja a leitura e a reflexão.