Descrição enviada pela equipe de projeto. Sebastian Irarrazaval nos enviou esta casa de concreto, localizada em um complexo no campo chileno junto à praia, com casas dos melhores arquitetos chilenos chamados 8 al Cubo.
A casa é para ser habitada durante a semana; ocasiões especiais quando as pessoas, por um lado, habitam o espaço durante longos períodos de tempo e, por outro lado, habitam o espaço de uma forma informal e mais distraídos.
Por essas razões a configuração da casa se concentra em sombras como o principal elemento que qualifica o espaço, abrindo espaço para mudar durante o dia e a indeterminação das fronteiras físicas e programáticas, tornando a circulação livre tão livre, da mesma forma que é fluida a relação entre os diferentes espaços.
A configuração da casa coloca-se de múltiplas maneiras de forma a mover-se de um lugar para outro, sendo pelo centro da casa ou através do seu perímetro.
O núcleo é um pátio ambíguo, onde as sombras em constante movimento tornam difícil dizer se se trata de um espaço interior ou exterior. A fim de destacar essa ideia, pilares são exibidos de forma aleatória, evitando-se o padrão de grade e ficando mais perto da ideia de uma floresta.