-
Arquitetos: Two in a Box-Architekten; Two in a Box-Architekten
- Ano: 2011
-
Fotografias:Dietmar Tollerian-Archipicture
Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido ao terreno com grande inclinação, a vista e orientação solar, foi dada atenção especial em relação ao alinhamento das salas de estar e dormitórios. A casa possui três níveis que adaptam-se à paisagem e parecem cambalear uns sobre os outros sobre uma garagem enterrada. O nível principal é orientado a oeste e construído sobre a encosta, abrindo-se para um jardim e uma cozinha de verão. Com o intuito de oferecer vistas livres da cidade a partir do jardim a oeste, este piso foi empurrado para o limite norte do lote, deixando espaço para uma piscina alongada no lado sul, à frente das áreas de estar e jantar. Esta, envidraçada, permite que o horizonte desapareça, dando ao nadador a sensação de pairar sobre a cidade.
O pedido especial do proprietário era de que toda a residência fosse revestida em calcário claro. Encontrou-se uma zona impressionante, que proporcionaram alguns dos painéis de pedra calcária com um aspecto estriado. Enquanto os painéis das paredes do jardim apresentam uma superfície rugosa natural, os mais altos e internos possuem a textura da pedra calcária mais delicada.
O espaço da casa parece fluir para o interior e exterior, já que os grandes paineis são contínuos desde a parte externa, atravessando a piscina e fundindo todo o espaço em unidade.
A concepção total do projeto apresenta apenas alguns tipos de materiais. Todos os quatro pavimentos e o projeto interno são caracterizados pelo uso de carvalho escuro, pedra natural, vidro e couro. Uma escada aberta e em balanço com degraus de pedra e madeira interliga os andares. O poço do elevador é envidraçado para o interior, retro-iluminado, conformando a "espinha dorsal" da casa. Um átrio central cria uma conexão óptica emocionante e cada andar abre-se a uma vista espetacular da cidade.