-
Arquitetos: Burnazzi Feltrin Architects
- Área: 430 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Carlo Baroni
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da residência unifamiliar PF inclui a remodelação e a reconstrução de um edifício já existente, e situa-se no meio do caminho ao longo do cume, até o castelo medieval de Pergine Valsugana. Localiza-se em uma posição ideal, tanto pela vista impressionante, quanto pela exposição ao sol, excelente durante todo o ano.
As principais características do projeto e planejamento são a estrutura, a eficiência energética e a continuidade espacial entre interior e exterior.
A estrutura em aço para a ampliação é completamente independente do edifício já existente: através de um viga Vierendeel, o primeiro andar é conectado ao forro, permitindo assim uma planta totalmente livre de pilares.
O núcleo do projeto é caracterizado por elementos de elevado desempenho energético: as paredes exteriores são feitas de madeira pré-fabricada e pré-montada, com painéis de isolamento de fibras de madeira. O envelope em madeira de larício e os quadros apresentam baixa emissão de calor. Toda a casa utiliza sistemas de ventilação de alta eficiência. Paredes e pisos radiantes são usados para aquecimento e resfriamento, a captação solar fornece água quente e a tecnologia domótica caracteriza o sistema elétrico.
O uso generalizado de madeira promove uma ligação profunda à arquitetura rural desta região. O edifício é composto por dois níveis construtivos: o inferior "pesado" e o superior "leve", o qual é quase completamente revestido com filetes de madeira. Aqui, as grandes arcadas envidraçadas, com a madeira de lariço penetrando todo a construção, no chão e nas paredes, cria uma forte inter-relação entre o interior e o exterior, entre o espaço privado e o rural circundante.
O texto é propriedade de Davide Feltrin e Elisa Burnazzi.