-
Arquitetos: Toni Girones
- Área: 2500 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sabem.com i Aeroproduccions, Aitor Estévez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O sítio arqueológico de Can Tacó, em Turó d'en Roina, insere-se no cenário natural de Turons de les Tres Creus. Em uma área metropolitana altamente fragmentada, surgiu a necessidade de projetar-se alguns dos espaços precedentes, numa área com grandes interesses naturais e arqueológicos.
Construído por terraços sucessivos e parcialmente com a pedra local licorella, o local havia sido um importante assentamento antes da construção da Via Augusta, sendo hoje um ponto natural de vista aos municípios de Vallès. Interviu-se no aterro de vestígios romanos, melhorando o conteúdo (os espaços) e dando destaque à envoltória (as antigas paredes). Trabalhou-se com o solo que ao longo do tempo foi coberto com ruínas, acumulado no exterior do terreno, a partir das escavações arqueológicas.
Estas terras, assim como os cascalhos e as rochas da antiga pedreira supostamente romana, foram selecionadas e arrumadas, mas com outra disposição, dando-lhes um novo significado. Uma primeira malha de aço contém as novas pedras, contendo terra e cascalho que em conjunto irão reproduzir os planos horizontais sucessivos onde os romanos transitavam. Uma segunda malha mais fina e densa está disposta como uma cortina durante um determinado período de tempo, um cenário onde os vários vestígios arqueológicos são projetados.
Desta forma, pedra e aço, montanha e Indústria, convivem nestas paisagens de acumulação e, também, dinâmica, pelo contato entre os fragmentos. Interpretando o existente, valorizando-o, acrescentando e não apagando, e ao mesmo tempo em coevolução com o meio ambiente procurando otimizar os recursos.
In this way stone and steel, mountain and industry, living in these landscapes of accumulation and, however, dynamic by the contact between the fragments; interpreting the existing, putting in value and activating, adding and no erasing, and at the same time co-evolving with the environment trying to optimize resources.
Nota: Este projeto foi publicado originalmente em 15 de maio de 2013.