Após a vitória em 2012 como convidados de uma competição internacional, o estúdio dinamarquês schmidt hammer lassen architects iniciou suas obras do novo centro de desenvolvimento urbano em Xangai. Localizado na orla marítima da cidade, no terreno da 2010 World Expo, o empreendimento "Green Valley" de 50 mil metros quadrados, se utilizará da infraestrutura bem feita dos parques verdes da Expo, assim como de suas promenades e atrações culturais para criar um novo destino de interesse para a população de Xangai.
Ainda de acordo com o tema de sustentabilidade trazido pela Expo, a antiga área do armazém industrial será transformada em um complexo da consciência ambiental, composto de serviços para escritórios, espaço comercial e restaurantes de alta qualidade, mas a preços acessíveis.
Cada conjunto de edificios será vinculado a um espaço aberto central contínuo composto por vegetação, água e paisagem branda, que funcionará como a "espinha do Green Valley", enquanto jardins elevados ocuparão os átrios abertos e jardins com patchwork popularão os terraços.
"O projeto foi concebido de modo que, apesar da escala monumental do terreno, refira-se a escala humana nos espaços públicos, mostrando uma comunidade diversa, vibrante e inclusiva," disse Chris Hardie, parceiro associado e chefe do escritório de Xangai de schmidt hammer lassen architects.
O Green Valley é apenas um dos quatro grandes projetos que estão sendo projetados atualmente por schmidt hammer lassen architects no centro de Xangai. Todos os projetos relacionam-se com a remodelação das antigas áreas industriais ao longo da orla marítima, baseados no celebrado histórico do escritório na revitalização de uma série de áreas costeiras em grandes cidades da Escandinávia. Em Xangai, o escritório está projetando o novo Xuhui Binjiang Performance Arts Centre, está trabalhando na readequação de um antigo edifício de armazenamento de carvão, que se tornará uma nova galeria de arte e um museu para um negociante de arte internacional, e foi designado recentemente para projetar o pavilhão de West Bund International Biennale of Art and Architecture, juntamente com os escritórios de arquitetura Atelier Deshaus, Atelier BowWow e com o vencedor do prêmio Pritzker, Wang Shu.
O empreendimento Green Valley tem dada de conclusão prevista para 2015.
Arquitetos
Arquitetos Responsáveis
schmidt hammer lassen architectsArquiteto Local
ECADI (East China Architecture and Design Institute)Cliente
Shanghai Expo Construction Development Co. Ltd.Área
50.000 m²Ano
2015Fotografias
schmidt hammer lassen architects
Refresque sua memória com uma retrospectiva dos pavilhões em destaque que foram construidos para a 2010 Shanghai World Expo aqui no ArchDaily.