-
Arquitetos: FREAKS freearchitects
- Área: 170 m²
-
Fotografias:David Foessel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório FREAKS foi contratado para trabalhar na transformação de um flat de 170m² em Paris, na Rue de Rivoli. A Rue de Rivoli, que vai da Place de la Concorde até a Place de la Bastille, foi construída na época de Napoleão. A primeira parte da rua, em frente ao Jardin des Tuileries, era sua propriedade, onde ele pode ter vivido, em um desses apartamentos chiques.
A idéia era transformar uma cabine de pé-direito alto em um apartamento familiar, incluindo dois novos dormitórios para crianças, além do dormitório dos pais. O objetivo principal foi criar novas conexões através das salas: algumas portas foram fechadas, outras foram perfuradas para evitar o típico sistema de distribuição "beco sem saída". As salas de serviço no quintal, no final de um corredor longo e estreito, foram transformadas em uma área para crianças, que pode ser acessada pela porta de serviços, transformando esta área do apartamento em um espaço independente. Os dormitórios aproveitaram o pé-direito alto e ganharam mezaninos com escadas de marinheiro.
O novo banheiro e cozinha foram colocados no lado da rua. A maioria das janelas existentes foi pintada de branco e o closet em estilo veneziano foi apenas renovado.
Uma das principais intervenções foi a abertura da nova cozinha para a sala de jantar, tudo isso usando uma linguagem arquitetônica contemporânea no espaço. Nenhum mobiliário ou decoração foram necessários, apenas uma dúzia de neons impermeáveis industriais (Sammode) com um revestimento especial de latão, que foram usados em sala de jantar e nas paredes da sala de jogos.
"Estamos ficando cada vez mais entediados pelas belas fotos onde tudo é tão clean, com a perfeita cadeira de design escandinavo, a perfeita orquídea branca, o livro de arte perfeito em cima da mesa..."
"Napoleão ter supostamente vivido aqui foi uma piada entre a equipe de construção e nós, e por isso que decidimos de realizar a sessão de fotos usando chapéus de estilo napoleônico."