Wild Reindeer Centre / Snøhetta

O pavilhão norueguês do Wild Reindeer Centre (Fundação Renas Selvagens), está localizado em Hjerkinn, nos arredores do parque nacional Dovrefjell. O edifício de 90m2 é aberto ao público e serve como um pavilhão de observação para os programas educacionais da Fundação Renas Selvagens. Um caminho de 1,5 km em meio a natureza traz visitantes a este lugar espectacular, 1200 metros acima do nível do mar.

© Ketil Jacobsen
© diephotodesigner.de

Contexto

Dovrefjell é uma cadeia de montanhas que forma uma barreira entre o norte e o sul da Noruega. É o lar do último rebanho de renas selvagens da Europa e o habitat natural de muitas plantas e animais raros. Uma longa história, feita de viajantes, tradições de caça, mineração e atividades militares, marcou essa terra. Além da paisagem natural e cultural, as montanhas Dovre também tem importância significativa na consciência norueguesa. Lendas nacionais, mitos, poesia (Ibsen) e música (Grieg) celebram as qualidades místicas e eternas deste poderoso lugar.

© Ketil Jacobsen

Conceito

Esta paisagem única, natural, cultural e mítica, foi a base do conceito arquitetônico. O projeto se baseia em um envolvente exterior rígido e um núcleo interior orgânico . A fachada exterior sul e o interior, criam um ponto de encontro protegido e cálido, ao mesmo tempo que preservam a vista panorâmica espetacular.

© diephotodesigner.de

A qualidade, a durabilidade dos materiais e a capacidade de suportar as condições climáticas severas são enfatizadas no projeto. A moldura retangular é feita em aço bruto, semelhante ao ferro encontrado na rochas do local. A forma simples e o uso de materiais naturais remetem às  tradições de construção locais. No entanto, foram utilizadas tecnologias avançadas tanto na concepção do projeto, quanto no processo de fabricação.

Planta

 

Corte

A forma orgânica de madeira, criada através de modelos digitais 3D e executada por construtores navais de Hardangerfjord, está composta por vigas de madeira quadradas de pinho de 10 polegadas. A peça foi montada de forma tradicional utilizando apenas estacas de madeira como fixação.

© Ketil Jacobsen

O pavilhão é um edifício ao mesmo tempo robusto e fluido que dá aos visitantes a oportunidade de refletir e contemplar esta vasta e rica  paisagem.

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Snøhetta
  • Ano: 2011
  • Área construída: 90 m²
  • Endereço: Hjerkinn Dovre Noruega
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Hjerkinn, Dovre, Noruega

Equipe:

  1. Arquitetura: Snøhetta Oslo AS
  2. Chefe de Projeto: Knut Bjørgum
  3. Equipe de Snøhetta: Kjetil T. Thorsen, Erik Brett Jacobsen, Margit Tidemand Ruud, Rune Grasdal, Martin Brunner (Arquitetos), Heidi Pettersvold ( Interiores)


Informação Complementar:

  1. Cliente: Norwegian Wild Reindeer Centre
  2. Engenharia estrutural: Dr.techn. Kristoffer Apeland As, Trond Gundersen
  3. Empreiteira: Prebygg As
  4. Aço: Lonbakken As
  5. Vidro: Skandinaviska Glassystem Ab
  6. Madeira: Djupevaag Ship Builders As
  1. Fotógrafos: Klaas Van Ommeren, Ketil Jacobsen, diephotodesigner.de

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Wild Reindeer Centre / Snøhetta" 04 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-12088/wild-reindeer-centre-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.