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Plano Urbanístico Parque Dom Pedro II / Una Arquitetos, H+F arquitetos, Metrópole Arquitetos e Lume

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O Parque D. Pedro II está situado na várzea do Rio Tamanduateí, um dos mais importantes da cidade. É um espaço público simbólico, com importantes edifícios históricos e geograficamente é a ligação do centro da cidade (a colina histórica) e a zona leste. Pelo Parque D. Pedro II passa uma importante ligação viária, norte/sul, de caráter metropolitano (a Avenida do Estado) e a mais importante ligação leste/oeste da cidade. As obras viárias, do início dos anos 70, transformaram o parque num nó viário, anulando suas qualidades urbanas e suas outras funções públicas. Ali se localizam ainda uma estação de metrô, duas estações de uma linha de ônibus expresso e o maior terminal de ônibus do país.

Imagem aérea

A transformação do Parque D. Pedro II, para além de seus limites internos, tem como premissa irradiar uma requalificação urbana para os bairros do entorno. De forma resumida, o plano prevê 3 eixos de intervenção:

Sistema Viário

O projeto estende o rebaixamento da Avenida do Estado, parcialmente já definida pela prefeitura, até o final do parque (próximo a estação do metrô), possibilitando a demolição de quatro viadutos que cruzam o parque. Amplia-se assim a permeabilidade do parque, com a criação de novas travessias de pedestres e a melhoria significativa da acessibilidade local.

Inserção - 01

Transporte Público

As propostas para o sistema viário possibilitaram a reordenação dos três sistemas de transporte público existentes hoje no Parque. O projeto propõe uma estação intermodal junto à Estação Parque Dom Pedro do metrô, articulando de forma mais adequada, tanto as demandas de trocas de linhas e sistemas, como o acesso ao centro para o usuário que tem a região como destino. A nova estação se desenvolve ao redor de uma praça arborizada e sua organização oferece uma situação de mais conforto a todos os usuários.

Terminal - 01

Lagoa de retenção

Foi proposta uma lagoa no parque que desempenha diversas funções. É um elemento determinante no desenho do espaço público, de sua organização e da criação de uma paisagem urbana nova. Essa lagoa foi projetada para reter o excedente das águas de chuva, nas épocas de altos índices pluviométricos, evitando alagamentos na região. A lagoa possui um sistema de filtragem natural, através de alagados construídos (wetlands).

Inserção - 03

O Plano prevê ainda duas intervenções específicas no setor norte e oeste do Parque.

Arco Norte

O setor norte do Parque é caracterizado pela presença de importantes edifícios históricos, especialmente o Mercado Municipal (1933), o Palácio das Indústrias (1920) e a Casa das Retortas (1898). Apesar da proximidade física entre esses edifícios, o isolamento entre eles é completo, resultando num espaço urbano desarticulado. Partindo das intervenções viárias e de transporte público já definidas pelo Plano, buscou-se uma reintegração desse setor com o parque e com a própria cidade.

Inserção - 04

Foram propostos uma praça ao lado do Mercado Municipal e dois novos edifícios, SESC (Serviço Social do Comércio) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), instituições que oferecem cursos profissionalizantes, atividades de lazer, esportes e cultura.

SESC e SENAC

Arco Oeste

O estudo desenvolvido para o Setor Oeste do parque compreende um conjunto de nove quadras localidadas ao longo da Rua 25 de Março, entre a Ladeira General Carneiro e a Avenida Rangel Pestana.

Arco Oeste - 01

A partir da constatação da subutilização de uma área extremamente importante da cidade a considerando o impacto das ações previstas no plano, desenvolveu-se uma estratégia de transformação urbana estruturada em ações públicas de aplicação imediata e ações complementares de curto e médio prazo associadas a iniciativas privadas.

Arco Oeste - 04

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Una Arquitetos, H+F arquitetos, Metrópole Arquitetos e Lume
  • Ano: 2011
  • Endereço: Várzea do Rio Tamanduateí São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Urbanismo
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Ecológico
  • Materialidade: Otro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Várzea do Rio Tamanduateí, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano:
  2. Miguel Luiz Bucalem - secretário
  3. São Paulo Urbanismo

  4. FAUUSP – FUPAM:
  5. Regina Meyer e Marta Grostein - coordenação geral
  6. José Borelli - coordenação administrativa (FUPAM)
  7. Una Arquitetos
  8. Cristiane Muniz
  9. Fábio Valentim
  10. Fernanda Barbara
  11. Fernando Viégas
  12. Colaboradores:
  13. Ana Paula de Castro
  14. Carolina Klocker
  15. Eduardo Martorelli
  16. Fabiana W. Cyon
  17. Filipe dos Santos Barrocas
  18. Igor Cortinove
  19. Miguel Muralha
  20. Roberto Galvão Júnior
  21. Estagiários:
  22. Bruno Gondo
  23. Henrique te Winkel
  24. Luccas Matos Ramos
  25. H+F arquitetos + Metrópole arquitetos
  26. Anna Helena Villela
  27. Eduardo Ferroni
  28. Pablo Hereñu
  29. Colaboradores:
  30. Bruno Nicoliello
  31. Cecília Torres
  32. Liz Arakaki
  33. Renan Kadomoto
  34. Thiago Moretti
  35. Tammy Almeida
  36. Estagiários:
  37. Carolina Yamate
  38. Carolina Domshcke
  39. Felipe Chodin
  40. Karina Kohutek
  41. Luisa Fecchio
  42. Natália Tanaka
  43. Nike Grote
  44. Lume

Informação Complementar:

  1. Consultorias:
  2. Readequação do Sistema de Drenagem do Parque Dom Pedro II:
  3. Hidrostudio:
  4. Aluísio Canholi (coordenador)
  5. Adriano Estevam
  6. Julio Canholi
  7. Gustavo Coelho
  8. Consultoria de aspectos funcionais do Sistema de Transporte Público e de Sistema Viário:
  9. VETEC Engenharia
  10. Victor Abel Grostein
  11. José Roberto Baptista
  12. Marcela da Silva Costa
  13. Thiago Von Zeidler Gome

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Plano Urbanístico Parque Dom Pedro II / Una Arquitetos, H+F arquitetos, Metrópole Arquitetos e Lume" 12 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado 19 Dez 2024. <https://www.archdaily.com.br/br/01-12113/plano-urbanistico-parque-dom-pedro-ii-una-arquitetos-h-mais-f-arquitetos-metropole-arquitetos-e-lume> ISSN 0719-8906

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