A exposição organizada pelo MAS Urban Design da ETH Zurique traz pesquisas e projetos que têm como objetivo incitar a discussão produtiva sobre a habitação popular no Brasil. Ao combinar a pesquisa em arquitetura popular brasileira com ideias de como melhorar o Programa Minha Casa Minha Vida, a mostra está ativando o conhecimento de diversos setores, logísticas produtivas, métodos de planejamento, tecnologias de construção, modos de auto-organização, produção cooperativa e economias alternativas; com o conteúdo é necessário para transformar as cidades em lugares mais inclusivos e desejados por todos, para além da reprodução monótona de mundos privatizados.
Mesa redonda com
Rainer Hehl
Arquiteto e urbanista, atualmente dirige o MAS - Master of Advanced Science Urban Design da ETH Zurich. É Doutor em estratégias de urbanização em favelas, bairros populares e periferias, com foco de trabalho no Rio de Janeiro. Curador da 4a Bienal de Arquitetura de Rotterdam, realizou projetos de exposição, publicações internacionais e palestras com temas como informalidade urbana, arquitetura popular, urbanidades híbridas.
Nanda Eskes
Arquiteta e professora da PUC-RJ. Desenvolve projetos de espaços culturais, residenciais, comerciais e públicos, dentre os quais o Centro Comunitário Homeless World Cup no Rio de Janeiro. Participa do coletivo atelier 77 onde desenvolve o projeto da Casa Firjan da Indústria Criativa. Escreve periodicamente em revistas e publicações sobre arquitetura.
Ricardo Gouveia
Arquiteto e urbanista, doutorando no IPPUR- UFRJ, dedicado à temática da moradia popular e das questões urbanas correlatas. Trabalhou para o setor privado e público, lecionou em universidades É Coordenador executivo da Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião, cujo programa Terra e Habitação foi premiado pela Agencia UN Habitat (ONU Habitat) como a melhor experiência mundial neste campo no biênio 2009/2010.
Leticia Monte
Dedicada a pensar e trabalhar a cultura contemporânea, é sócia da Espiral. Dentre os projetos que desenvolveu e realizou estão Universidade das Quebradas/PACC-UFRJ; os filmes de arte 'Destricted.br' e 'O Grande Caldo'; a exposição Travessias da Arte Contemporânea; o projeto arte digital LABE; o festival São João Carioca; e os filmes 'Mistério do Samba' e 'A Música Segundo Tom Jobim'. Preside da Ser Cidadão, instituição da sociedade civil que atua em educação na Zona Oeste - RJ.
Inês da Silva Magalhães
A socióloga, Inês da Silva Magalhães, é especialista em planejamento de gestão, atualmente é Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Exerceu diversas atividades, dentre as quais se destacam: Diretora de Urbanização de Assentamentos Precários na Secretaria Nacional de Habitação; atuou na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU do Estado de São Paulo e nas administrações municipais de São Paulo e São Vicente.
Washington Fajardo
Washington Fajardo, arquiteto, é formado pela FAU UFRJ, e tem ampla experiência nos setores público e privado. Atualmente é Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Assessor Especial para Assuntos Urbanos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Antes, foi Presidente da Subsecreteria de Patrimônio Cultural , Intervenção Urbana, Arquitetura e Design da Prefeitura da Cidadde do Rio de Janeiro e sócio do escritório Desenho Brasileiro
Dia: 20 de junho de 2013, Quinta-feira
Horário: 18h30
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro – Rio de Janeiro