- Ano: 2010
Precedentes
Em 1960, Club Med foi construído na ponta leste da península Ibérica, em um dos cantos mais ventosos e mais expostos ao norte do país. Club Med foi construído como uma vila privada de férias com 400 apartamentos que acomodavam cerca de 900 visitantes no verão. A vida no Club Med era primitiva, e destinava-se a promover uma relação com a natureza. O projeto é considerado um dos exemplos mais notórios do movimento moderno na costa do Mediterrâneo.
Com a ascensão da democracia e preservação ecológica, Cap de Creus foi declarado Parque Natural em 1998. O Cabo, incluindo os arredores do Club Med, recebeu o mais alto nível de proteção da terra por causa de seu excelente valor geológico e botânico. No verão de 2003 Club Med foi definitivamente fechado e, em 2005, os 200 hectare da propriedade foram adquiridos pelo Ministério do Meio Ambiente e um projeto de restauração foi realizado durante 2005 e 2007.
Em 2009-10, o Club Med foi "desconstruída", suas dinâmicas ecológicas reviveram e um uso inovador de projeto público foi iniciado para sua redescoberta. Por sua vez, o projeto tornou-se o maior projeto de desconstrução e restauração da costa do Mediterrâneo até hoje.
Aproximação
O projeto relaciona-se a um aspecto importante do que se trata a arquitetura da paisagem, que é identificar, revelar e, eventualmente, transformar um local, para se encaixar com o que já existe lá. Revelar e celebrar a paisagem "real" e suas especificidades.
Ao contrário do abstrato, que tenta neutralizar especificidade e estabelecer a universalidade do artefato, o literal, o real, conecta-se com a história, dando (elementos ou tecidos), a aura de autenticidade pela repetição, reflexão ou crítica. Ian McDougall.
Na verdade, o objetivo do projeto não era construir ou demolir a paisagem, mas de conceber as condições para sua apreensão. Para isso, o processo envolvido aprofundou-se no reconhecimento do local e em um novo levantamento topográfico preciso. Durante o processo de 5 anos, incluindo os 14 meses de trabalho, os projetistas andaram mais de 200 km no local, tiraram e estudaram mais de 15.000 fotografias, e receberam até 50 especialistas em diferentes áreas relacionadas com a restauração da natureza, buscando maneiras de otimizar a desconstrução, a recuperação da natureza dinâmica e a valorização social. A comissão foi aproximada como um processo aberto, permitindo a flexibilidade para integrar as descobertas seguindo as desconstruções. Por exemplo, a solução para melhorar um afloramento 'Pegmatite' na entrada foi encontrado e negociado com a construtora durante o trabalho.
Construtivamente uma abordagem minimalista foi tomada, reduzindo os materiais àqueles presentes no local, adicionando o aço corten por sua integração paisagística e sua resistência à exposição ao mar, utilizando apenas alguns detalhes de construção consistentes repetidos através do terreno. "Robustez" para uma paisagem que aceita pequenas intervenções.
Constructively a minimalist approach was taken, reducing materials to those on site plus Cor-ten steel, for its landscape integration and its resistance to sea exposure, and using only few consistent construction details repeated through the site. ‘Robustness’ for a landscape that accepts little domesticities.