-
Arquitetos: Fuster Arquitectos, Julio Sagasta
- Área: 1801 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Bruno Almela
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Carrús está localizado dentro de um agrupamento de prédios. Este grupo consiste em dois edifícios: o Centro Sócio-Cultural e o Arquivo Municipal de Elche. O Centro Cultural Carrús é a segunda fase do complexo pela ordem construtiva. O conjunto tem implementação privilegiada dentro da cidade de Elche. O edifício fica na margem do rio Vinalopo, próximo a ponte Bimil.lenari.
Situado em uma encosta voltada a sul e leste, o edifício dialoga com o skyline da cidade e com Elche's Palm Grove, Patrimônio Histórico Mundial segundo a UNESCO. O projeto está em um terreno triangular, com inclinação a sudeste, devido a topografia natural. O conjunto é composto por três corpos principais colocados em um mesmo patamar, amenizando a inclinação do terreno. O plinto gera diferentes níveis e diferencia os diferentes acessos entre parte interior e anterior do edifício.
O plinto cria uma praça que intersecciona os volumes. Neste ambiente é iniciado um interessante diálogo entre os espaços urbanos e a paisagem da Palm. Por isso estabelece vários pontos visuais que fazem notar os marcos na paisagem da cidade tais como a Basílica de Santa Maria (com seu domo e sua torre do sino), El Molino Real, e o Palácio de Altamira.
Materiais de construção como o concreto, argamassa, aço e vidro são utilizados com compromisso qualitativo e de simplicidade. O objetivo do projeto é a conexão entre o espaço urbano e o conjunto de volumes. Tal conjunto é ligado pela rampa até a praça elevada (ponto de vista para a cidade) e o complexo de edifícios. O projeto tem todos os detalhes desenvolvidos para criar um espaço público através do diálogo entre os volumes e o mobiliário do local.
A imagem significativa do edifício é o volume do auditório. O volume é caracterizado pelas linhas retas no pavimento térreo e pelo teto curvo que se funde com o céu. O auditório é acessível a partir da praça pública (ponto de vista em direção a cidade), que está localizada na parte superior, além de ter uma saída em seu limite inferior, no nível da rua. O projeto da arquibancada resolve o conjunto de níveis.
A imagem do auditório pela manhã é apresentada como uma forma branca, camuflada a paisagem urbana do entorno. A imagem do auditório durante a noite mostra-se completamente diferente devido a iluminação do vidro translúcido. O auditório se torna o farol do conjunto.
Morning auditorium image is displayed as a white shape, camouflaged with the surrounding urban landscape.Evening auditorium image shows completely different because of theilluminated translucent glass. The auditorium becomes the set’s lighthouse.