-
Arquitetos: José Miguel Chaparro Mora, Lourdes Bueno Garnica; Lourdes Bueno Garnica, José Miguel Chaparro Mora
- Ano: 2009
-
Fotografias:Javier Orive
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estas 58 habitações populares pertencem ao programa de maior financiamento existente hoje (VIMA). Esse aumento do orçamento permite não só edificar todas as unidades habitacionais, de 90 m², mas também para melhorar as qualidades materiais do projeto em relação a outros projetos de programas populares existentes.
A entrada e o estacionamento são propostas como um prolongamento da rua. Um espaço em que ambas as situações, a privacidade e a intimidade, podem se misturar ou separar usuários das habitações.
Apesar de todas as habitações terem características formais similares, é um projeto único e não uma sequência infinita de casas. Nas esquinas de cada quadra, as habitações para famílias numerosas ou com necessidades especiais permitem que cada quadra seja configurada como uma unidade completa e delimitada.
Foram desenvolvidas habitações de três dormitórios, que primam pela qualidade do espaço, com salas de estar e cozinhas com dimensões acima das normas mínimas e com todos os dormitórios com superfícies semelhantes entre eles, mas com diferentes qualidades espaciais.
Trabalhando o posicionamento das janelas e persianas deslizantes externas, evitou-se cruzamento direto de olhares entre os vizinhos, fornecendo uma identidade mais individual dentro do conjunto.