-
Arquitetos: Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos; Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos
- Ano: 2012
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este complexo habitacional chamado Condomínio Acapulco (nome da a rua onde está localizado), ganhou a medalha de bronze na categoria de Habitação Multifamiliar na Bienal Internacional de Miami em 2009. Trabalhado com uma mistura de um espaço curvo e ortogonal como uma simbiose que integra as formas definidas por estes. É composto por sete casas, seis das quais correspondem a um módulo maior que se repete. Este módulo se junta a outro, espelhado, formando um padrão. O condomínio se estrutura formalmente com a presença desse padrão que define uma rua interior criando espaços que iluminam os edifícios e permitem que cada unidade de habitação contenha ambientes bem iluminados. A abordagem estética é composta de elementos de forte presença como as paredes perfuradas separam os módulos, acabados com uma textura diferenciada: os volumes inclinados dos banheiros ou as estruturas de vidro das entradas e as que estão suspensas, ambas se contrastam com a grande parede exterior da sala. Esses elementos, por um lado, organizam e geram um ritmo nas fachadas, e por outro lado, representam um conceito formal masculino que contrasta com a feminilidade do volume curvo interior da sala, trabalhado com colunas redondas e uma seqüência de vigas paralelas que dão uma escala acolhedora ao espaço interior de pé-direito duplo. Este contraste, que se acopla formalmente, expressa a harmonia da estrutura familiar.
As sete casas estão distribuídas em um eixo central, para carros e pedestres. As casas possuem três ou quatro dormitórios, são de dois pisos e em lotes de 300m².
As fachadas destas casas possuem um cubo de vidro flutuante que se impõe na composição de casa e compete com a entrada de altura dupla com vidros. Esta entrada que dá em um hall conduz a uma sala de pé-direito duplo e que recebe a área de estar familiar do segundo piso, em uma varanda, toda fechada por uma grande janela com vista para o jardim curvo. A casa se comunica espacialmente entre o primeiro e o segundo pavimento, criando um jogo de tetos entre a sala, o estar e os dormitórios.
A área social está voltada para o jardim posterior, que tem dois níveis de altura. As grandes janelas curvas permitem o registro visual do jardim da área de estar familiar no segundo pavimento.
O primeiro pavimento possui uma área de estacionamento para dois veículos, o lobby de entrada, um escritório, escada para o segundo pavimento, sala de jantar, cozinha com copa, terraço e área de jardim. A área de serviço é composta pela área de lavanderia e dormitório de serviço, com banheiro.
No segundo pavimento está o dormitório principal, com banheiro e closet, dois dormitórios com closet, um banheiro e a varanda de estar com o dobro da da altura da sala.