Casa Club C.D.U.C / Teodoro Fernández + Sebastián Hernández

Casa Club C.D.U.C / Teodoro Fernández + Sebastián Hernández - Mais Imagens+ 16

Plano Geral

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é o vencedor de um concurso de arquitetura promovido pelo Clube Desportivo da Universidad Católica para a nova Casa Club sede para sócios próximo a San Carlos de Apoquindo, em Las Condes. Foi proposta a integração de novo projeto em harmonia com o edifício existente datado da década de 1990, obra dos arquitetos San Martin e Pascal, de modo a estabelecer novas relações com os espaços desportivos existentes e a paisagem local.

© Leonardo Finotti

O projeto portanto é desenvolvido em duas frentes:

1 - Construção de um novo edifício, desenvolvido a partir da pré-existencia.

2 - Incorporar este projeto ao ambiente das quadras de tênis e instalações circundantes, bem como à paisagem mais ampla de San Carlos de Apoquindo. O Campus desportivo, que serviu desde a sua criação como ligação entre o espaço natural e os mais recentes Bairros de Santiago.

© Leonardo Finotti

PRESENÇA: a sede, a paisagem e a cidade.

A partir do acesso principal pela Av. Las Flores segue o caminho que guia os sócios até a sede. O plantio de árvores proposto acompanha desde a cidade até os estacionamentos localizados na rotatória de acesso; uma parede de pedra assinala a presença do clube, e funciona como porta de entrada para que os usuários desfrutem da paisagem, desde a mais próxima, até a distante cordilheira, os montes Manquehue e La Dehesa a nordeste e a cidade a oeste. A extensão do primeiro pavimento da Casa Clube proporciona ao nível principal um sistema de terraços de onde pode-se apreciar a vista.

Implantação

É proposto um teto, que ao mesmo tempo harmoniza com a atual construção e estende-se e se dobra refazendo o perfil da cordilheira. O paisagismo proposto leva em consideração sua situação de limite, como um sistema de integração do urbano e da paisagem natural do sopé da cordilheira. É justamente o clube que pretende intregar ambos. Dois sistemas de paisagismo se encontram e integram-se ao entorno da sede do clube.

Fachadas

COMPLEMENTARIEDADE

© Leonardo Finotti

Para o edifício da sede são propostas novas vias de acesso e continuidade espacial a partir das diretrizes do prédio existente. Com o intuito de minimizar os custos de remodelação e reaproveitar o máximo da construção atual foram construídas uma extensão para o pavimento térreo e uma nova cobertura para dar unidade ao programa. O novo teto dá o caráter de casa para a sede do clube. Para tal, é proposto o seguinte:

Planta Pavimento Térreo

1º - Manter de forma integral a estrutura da construção existente. Mudando o programa dos cômodos do 1º pavimento, alocando o casino na ala oeste com sua cozinha, e na ala leste um café e a administração. As unidades atuais do 1º pavimento de vestuários permanecem, remodelam e ampliam ao sul. A galeria norte proposta servirá como articuladora das extensões desse pavimento.

© Leonardo Finotti

2º - Estender o pavimento térreopara a instalação da piscina a leste, as salas de atividades coletivas a norte e as quadras de squash ao sul. Todos reunidos atraves da atual galeria e conformando uma base que proporcione terraços no pavimento térreo. No primeiro piso, sobre a piscina, se instalará um grande salão, o novo ginásio. Novos halls e escadas unem os dois pavimentos e os novos cômodos com o edifício atual.

© Leonardo Finotti

3º - Propusemos um novo telhado para o edificio inteiro. Esta cobertura aproveita a estrutura existente e a prolonga em duas águas que estendem-se até formar beirais ao norte integrando os novos terraços. Um novo sistema de cumeeiras permite a abertura de janelas ao sul de modo a dotar o interior dos salões de novas visuais da cordilheira, iluminada ao sul. Desse modo, é proposto um novo teto, que abriga todo o edifício sob um manto continuo, de diversas quedas, com uma cumeeira variada que da o caráter da silhueta do edificio contra o perfil da cordilheira, integrando o edificio e a paisagem. Assim, estimamos que o edificio possa ser compreendido como ampliação, aproveitando o conjunto existente e construindo o novo entorno deste.

© Leonardo Finotti

CARÁTER

A unidade é então alcançada pela justaposição de construções e ao aninhar o edifício existente a nova proposta através de duas ações: A primeira é a expansão do edifício através das extensões da planta baixa do pavimento de base para convertê-lo em piso térreo. Esses terraços escalonados fornecem vistas desde o mais profundo dos recintos interiores. A segunda operação é a proposta de um novo telhado, que amplia o edifício e dá unidade a ele, concebendo uma casa capaz de acolher os sócios sob uma nova linguagem claramente definida e integrada a paisagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Carlos de Apoquindo, Las Condes, Santiago

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Club C.D.U.C / Teodoro Fernández + Sebastián Hernández" [Casa Club C.D.U.C / Teodoro Fernández + Sebastián Hernández] 22 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-121587/casa-club-cduc-slash-teodoro-fernandez-plus-sebastian-hernandez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.