-
Arquitetos: Collective Studio
- Área: 40 m²
- Ano: 2011
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório responsável foi designado pelo Habitat for Humanity Cambodia (HFHC) para conceber seis alternativas para seu modelo de habitação de interesse social. HFHC proporciona habitações acessíveis para famílias vulneráveis a longo prazo, com pouco interesse em empréstimos. Atualmente, empregam dois modelos principais, uma casa de alvenaria e outra de madeira de reflorestamento. O objetivo principal deste projeto é a melhoria desses modelos e gerar uma gama de opções, destinados à diferentes necessidades, que podem ser apresentadas aos futuros moradores.
Todas as casas tentam resolver questões básicas de eficiência de custos, a sensibilidade climática, e adequação cultural. Devem ser adequados para uma variedade de locais semi-urbanas de genéricos em todo o Camboja.
O escritório responsável tentou desenvolver modelos que abordaram as necessidades de usuários variados e ofereceu diferentes soluções volumétricas e materiais. Três casas foram construídas atualmente e mais três serão concluídas até agosto de 2013. Modelos internos desenvolvidos foram:
- A casa modificada, fazendo modificações básicas ao modelo padrão de alvenaria para melhorar as respostas climáticas.
- A casa com grande telhado, minimizando espaços internos e maximizando áreas cobertas externas para espaços de uso múltiplo que sejam frescos e protegido das interpéries.
- A casa jardim, maximizando luz e ventilação natural se distanciando dos limites.
- A casa pátio, separando amenidades das principais áreas de estar e criando um pátio interno seguro e privado.
- A casa enchente, totalmente elevada para áreas propensas à inundações.
- A casa elevada, referenciando a um estilo de casa mais vernacular, com palafitas. Possui uma área protegida em baixo das áreas de estar elevadas.
Após uma série de entrevista com os proprietários das casas e visitas ao local, maquetes na escala 1:20 foram apresentados aos proprietários para comentários. Construção então iniciou-se com o envolvimento de trabalhadores locais, os proprietários das casas e os voluntários do Habitat for Humanity. Revisões pós ocupação estão atualmente sendo realizadas, e um "livro de opções" para projetos de casas será desenvolvido e utilizado como ferramenta de apresentação para as famílias. HFHC continua a explorar novos modelos de habitação, recentemente apoiando um concurso de habitações de baixo custo administrado pelo Building Trust International. Os projetos vencedores serão construídos ainda este ano.
Agora vamos nos concentrar no modelo mais popular, casa com grande telhado . Este esquema foi uma resposta ao uso predominante de espaços ao ar livre sombreados em oposição a áreas internas fechadas. O objetivo era maximizar o espaço externo coberto para oferecer a bastante necessária proteção contra o sol e a chuva e permitir atividades variadas: a venda de bens, cozinhar, lavar, socializar, dormir.
Uma área menor e fechada foi fornecida para realização de atividades privadas e segurança. Para alcançar isso, os investimentos foram concentrados no telhado, criando o máximo de área e de proteção contra o calor, utilizando palha trançada para isolamento. Um núcleo menor, leve e com uma estrutura de madeira, fibra de cimento e laje de concreto permitiu economias nas paredes e fundações. Disposições básicas de ventilação cruzada, isolamento e avanços no beiral foram utilizados para lidar com o clima tropical. Try Chan e suas três filhas se mudaram para a casa em dezembro de 2011