- Área: 5800 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Aqua Systems, Juan Carlos Prieto, MK, Melón Hormigones, Tecma, Xilofor
Descrição enviada pela equipe de projeto. O hotel para a Caja de Compensación Los Andes em Hornitos localiza-se em um platô sobre um promontório 32 metros acima do mar, no deserto do Atacama, norte do Chile. Como este é um lugar privilegiado e imaculado, o principal desafio foi o de intervir tentando ser o menos invasivo possível. Por isso, optou-se por um layout arquitetônico semi-enterrado e sobretudo horizontal, com um maior volume contendo o hotel e outros menores espalhados sobre a terra (cabines), no intuito de cobrir a área imediata e fundir-se à vastidão do deserto. Todos os volumes foram feitos em concreto armado e aparente, pigmentado com as cores do deserto, mimetizando-se.
O hotel dispõe de 5.800 m² com 38 quartos, e outros 36 em 18 cabines, além de uma piscina exterior, uma piscina aquecida coberta, auditório, salas de reuniões, salas de jantar, salas de estar, ginásios, etc.
A forte luz do sol, própria do Atacama, é controlada por uma sequência de espaços intermediários, que permitem uma transição gradual, dos locais protegidos aos expostos ao sol. Circulações comuns e espaços do hotel são em sua maioria abertos, gerando correntes de ar que permitem a circulação constante. O edifício é protegido do sol poente por beirais e treliças. A cobertura, tratada como um local de relaxamento, é um terraço para permanência e contemplação do mar e da paisagem distante. Configura-se como uma grande plataforma que cria abaixo dela uma câmara de ar e permite a ventilação do teto e mantê-la isolado da luz direta do sol afetar o ar adequada condicionado nos espaços internos do hotel. O complexo é abastecido diretamente com água do mar, tendo no interior as instalações de uma estação de tratamento de água salgada, que limpa a água a ser usada e deposita os sais restantes numa piscina coberta ao lado do acesso do hotel.