Rådgivergruppen USK, sob a liderança de C.F. Møller, Alectia e Rambøll, foi nomeado como vencedor do Concurso para construir o novo Hospital Universitário Køge, uma expansão do já existente Hospital Køge, que será triplicado para uma área total de 177.000 m². Um projeto visionário em termos de arquitetura e funcionalidade, as várias funções do hospital podem ser estruturadas a partir de uma base altamente flexível, com boas oportunidades para dar suporte à visão holística da atenção ao paciente de Region Zealand. Mais imagens e descrição do arquiteto na continuação.
Ambientes Promotores de Saúde
Localizado numa marcante área florestal em formato de anel, o projeto para Hospital Køge é baseado nas qualidades e potenciais do hospital existente, e apresenta uma visão arquitetônica coesa, sustentável, funcional e técnica de um complexo hospitalar claro, compacto, verde e convidativo. Foi construído por C.F. Møller em 1983-1988, e a instalação compreende um complexo hospitalar de baixa altura, mas densamente construído com um único sistema de tráfego geral, com agradáveis e acolhedores jardins em pátios e 'salas de dia'.
O novo Hospital Universitário Køge será construído nesses moldes para criar um moderno centro de promoção da saúde e ambiente de recuperação agradável para pacientes, parentes e funcionários: O térreo do hospital abrigará áreas com belo paisagismo, com lagos e cursos d'água. Todos pacientes internados terão vistas para os pátios à oeste ou para a Baída de Køge. O entorno verde, ampla luz natural, jardins internos, coberturas verdes e as belas vistas são elementos chave para o conceito de uma arquitetura de promoção da saúde.
Clara e Efetiva
Os atuais edifícios de internação do hospital serão demolidos para manter o atual salão principal como via principal do novo hospital. A partir daí, quatro rotas de transporte vertical levarão à 'praças centrais', cada uma com sua área de jardim correspondente, facilitando a localização dentro do complexo. O saguão principal será expandido, e novos jardins e estratégias de iluminação natural serão acrescentados. Devido ao fato do edifício ser compacto, terão menos corredores no novo hospital, e distâncias menores para os funcionários percorrerem. A área relativamente limitada necessária em relação ao tamanho do prédio, possibilitará adicionar novas alas em todas as direções em um momento posterior.
Soluções Inovadoras de Logística
Istalações técnicas como eletricidade, hidráulicas, ventilação, medidas de prevenção de incêndio, etc são tradicionalmente centralizadas quando locadas num hospital. Mas neste projeto estarão descentralizadas, e localizadas adascentes à cada ambiente. Isso fará com que haja uma optimização do uso do espaço disponível, mantendo os pavimentos livres para as funções clíncas primárias. Esse tipo de estratégia também vai ajudar a garantir a segurança futura do edifício, uma vez que será mais fácil para ajustar as funções e suprimentos técnicos de cada quarto. Robôs móveis, ou AGVs (veículos guiados automaticamente), para o transporte de refeições, roupa, medicamentos, louça usada, etc, e um sistema de tubos pneumáticos, irá automatizar os sistemas de logística interna e recursos humanos de lançamento para o atendimento e tratamento dos pacientes. O hospital é, portanto, concebido para ser uma resposta flexível às necessidades futuras em termos de tecnologia, tipos de tratamento e métodos de trabalho, e vai melhorar significativamente a qualidade de experiência de saúde dos pacientes e as condições de trabalho dos funcionários.
Rådgivergruppen USK é comprometido como conselheiro chave para a concepção do projeto do hospital universitário, e é um consórcio constituído por CF Møller Danmark A/S, Alectia A/S e Rambøll Danmark A/S, com CUBO arkitekter A/S, Gehl Architects e Søren Jensen Rådgivende Ingeniørfirma A/S como sub-consultores. O início da construção está previsto para meados de 2015, com previsão de término em 2021.