-
Arquitetos: GRAS Arquitectos ; GRAS Arquitectos
- Área: 950 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. CONTRASTE EXTREMO; ampliação de uma residência unifamiliar em Maiorca.
Intervir em um edifício existente, ainda mais com a ambição deste projeto, é sempre delicado. Neste caso, o cliente quis acrescentar muito ao existente: uma piscina coberta, um salão de jogos e diversos quartos, além de reorganizar a residência existente.
Depois de muita pesquisa e investigação optou-se por ampliar a casa mediante um execício de CONTRASTE EXTREMO.
Foi rejeitada a idéia de intervenção nas fachadas da casa antiga para adequá-las à uma estética mais atual e enfatizou-se a linguagem contemporânea dos novos volumes para maximizar o contraste.
O resultado de uma série de "caixas" que rodeiam e abraçam a casa antiga, gerando uma nova combinação entre o edifício existente e a nova parte feita em aço. Esta combinação ressalta ambas arquiteturas: a antiga, de escasso valor, que é realçada ao estar enquadrada por novos volumes e a nova destacada em contraste com o velho.
A materialização deste projeto foi de acordo com este conceito; o edifício original foi deixado no mesmo estado, pintado de branco, com a cobertura de telha árabe e estrutura de madeira; enquanto a ampliação foi realizada em aço corten buscando a identidade dos elementos.
O aço corten é um material que contrasta claramente ao existente, tal como requerido pelo conceito. Também é um material "vivo" que muda com o passar dos anos, adquirindo esta patina que marca o tempo nos materiais nobres.
A combinação de ambas linguagens gera situações interessantes e novos programas para a residência. A sequência da entrada, fundamenta em uma casa, é realçada com a intervenção com um novo volume de pórtico de chegada; o volume que abriga o novo banheiro da parte principal voa pelo jardim criando um novo patamar e enfatizando a saída para este jardim, oferecendo ainda vistas espetaculares sobre a baía de Palma. Os extremos da casa, tanto o novo dormitório como o salão de jogos sobressaem do volume principal alongando a casa e abarcando mais jardim e vistas; e por último a piscina coberta e SPA situado em uma cota inferior.
Este espaço singular abriga uma piscina, uma pequena zona de SPA e um ginásio. Um grande pano de vidro voltado para o sul potencializa a relação com o entorno e as vistas, de forma que o SPA pode converter-se em um espaço semi-externo. Foi dada uma atenção especial aos materiais desta área, com o objetivo de dotar o espaço de máximo calidez: o volume de concreto que forma o SPA está coberto com madeira de IPE, do piso ao teto, criando um espaço contínuo que envolve as piscinas, que por sua vez são feitas com mármore branco para aumentar a luminosidade do espaço. Desta forma, o usuário se esquece que está em um espaço enterrado.
Alcançou-se um entorno muito acolhedor e adequado ao uso para que foi concebido.
A residência situa-se em um lote com grande inclinação para o sul e amplas vistas para a baía de Palma. Ao colocar este volume do SPA semienterrado diante da casa, aproveitamos a cobertura do mesmo para estender o jardim; desta forma a residência consegue o espaço que precisava, uma grande superfície horizontal ajardinada.