- Ano: 2011
-
Fotografias:Marius Waagaard
Descrição enviada pela equipe de projeto. O showroom RAKE é a mais recente arte adicionada à paisagem de Trondheim. É o resultado de uma oficina de estudantes em que trinta alunos das escolas de arquitetura de Trondheim, Oslo e Bergen se uniram para projetar e construir este novo espaço para exposições de arte e arquitetura.
A maioria dos materiais utilizados na construção do espaço veio de um edifício de escritórios próximo, pronto para demolição. Isso revela o tema e o princípio orientador por trás do projeto: Reutilização. Reutilizar não somente no uso dos materiais antigos, mas também os novos, fazendo isto de uma maneira que permita que o processo continue.
O showroom RAKE foi idéia de quatro estudantes da NTNU, que convidaram seus pares para participar de seu processo criativo. Ao longo do projeto os arquitetos Tyin Tegnestue e August Schmidt e a artista Charlotte Rostad oferecerm grande ajuda e assistência.
Três meses depois da primeira reunião destes alunos e profissionais, o projeto começou a ser colocado em prática. Em 12 dias, eles construíram um espaço de exposição. As paredes foram feitas com duas camadas de janelas reutilizados, e o teto, com três camadas de portas. No entanto, a característica mais marcante da sala é o chão, feito de cubos de madeira maciça trabalhadas por um agricultor local. Enquanto uma série de características do RAKE é "fora da caixa", o seu espaço interior é um cubo branco tradicional, pronto para exibir obras dos artistas e arquitetos nacionais e internacionais.
Através deste projeto, os alunos queriam contribuir para a cena cultural de Trondheim e mostrar que a reutilização de materiais pode levar a uma construção agradável e inspiradora esteticamente. O showroom é gerido por artistas e arquitetos locais, e inaugurou sua primeira mostra no dia 9 de setembro de 2012 - uma colaboração entre o arquiteto Fredrik Lund e a artista Anne-Karin Furunes.