Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio da ampliação deste centro terapêutico - 'Riera Major', localizado em um terreno privilegiado na periferia de Viladrau, Girona - era, por um lado, oferecer uma melhor relação entre o paciente e a natureza ao redor através de uma reinterpretação das construções tradicionais da região. Por outro, estudar as reais necessidades do centro, a fim de oferecer-lhes uma solução moderada, a preços acessíveis.
Este pavilhão, que será utilizado exclusivamente pelos pacientes do centro, responde à necessidade de um novo espaço multifuncional conectado com o edifício existente. A vontade de ser um espaço aberto é refletido no corte, que se abre para a floresta com duas grandes janelas, enquanto que ao mesmo tempo possui duas paredes em branco onde todos os sistemas de construção necessários estão localizados, tanto programáticos (banheiros e um escritório) quanto térmicos, energia e iluminação.
A principal contribuição deste edifício consiste em sintetizar, de uma maneira contemporânea, a necessidade de uma arquitetura abrangente que integra tanto a paisagem circundante e a construção existente. Propomo-nos a começar com o modelo formal de uma arquitetura tradicional em harmonia com o edifício existente, mas utilizando materiais e uma imagem contemporânea através de uma estrutura leve de madeira. O sistema estrutural parece a quilha de um barco, e que não funciona somente como um componente de fixação, mas também transmite uma 'personalidade' para o espaço interior, mostrando a origem volumétrica do pavilhão. Como nas construções tradicionais, a estrutura dá forma ao edifício.
Optou-se, também, por uma cuidadosa seleção de materiais, cores, texturas e iluminação a serem utilizadas, a fim de facilitar a integração completa do pavilhão, em todas as suas escalas, com o meio ambiente.