-
Arquitetos: Rural Urban Framework
- Área: 1200 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Rural Urban Framework
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila Qinmo é um povoado rural situado no noroeste da província de Guangdong. Por causa de toda industrialização do país, a maioria dos moradores fisicamente aptos migraram para as cidades industriais do sul. A população remanescente dos muito velhos e muito jovens levam uma vida predominantemente de subsistência, com o cultivo de arroz e a criação de porcos e galinhas. A agricultura não é mais o elemento chave da economia, já que os moradores contam com as remessas de dinheiro de seus familiares que trabalham nas fábricas. O objetivo do projeto é o desenvolvimento sustentável a longo prazo da vila através de uma série de iniciativas que introduzam a educação e mudem os métodos de produção agrícola, alterando a posição de dependência para uma autossuficiência econômica.
O projeto visa o desenvolvimento sustentável a longo prazo de uma aldeia rural chinesa. É um protótipo de uma escola de vila que vai além da mera construção de edifícios integrando programas educacionais e conceitos sustentáveis. Iniciado em 2006, como parte de uma oficina de projeto para repensar o padrão dos edifícios de concreto com 3 pavimentos, normalmente doados a escolas em áreas rurais, o projeto proposto salientava a sustentabilidade e responsabilidade ecológica. Projetado para misturar-se ao ambiente de terraços agrícolas, a cobertura também é usada como uma horta comunitária relacionada com as salas de aula abaixo. A escola toma forma através de um processo de corte de terra e aterros ao longo de um terraço existente de cultivo de arroz. A série contínua de degraus se estende desde a quadra de basquete na cobertura criando um novo espaço público na vila. Os moradores participaram da construção pintando os tijolos individuais para a fachada.
O projeto envolve a renovação de um antigo pátio de uma escola em um centro comunitário e uma habitação ecológica demonstrativa. O novo programa inclui uma sala de reuniões, dormitório, um grande refeitório, cozinha comunitária e um espaço de escritório. O centro é utilizado por moradores e como um lugar para hospedar eco-oficinas e voluntários. A fazenda de demonstração da casa inclui porcos e galinhas, uma estufa e uma seleção de espécies vegetais. A experiência na criação da fazenda veio de funcionários das fazendas Kadoorie de Hong Kong.