A proposta apresentada materializa a continuidade dos parques de Palermo através do eixo da avenida Juan B Justo até a avenida Córdoba, restaurando um setor do corredor ecológico com um espaço verde contínuo e interligado de um quilômetro, que integra a cidade à natureza do território.
O projeto a seguir obteve o segundo lugar no concurso para o plano diretor do pátio ferroviário de Palermo, Argentina. No projeto é proposta a naturalização do espaço livre com um parque contínuo da maior extensão permitida pela construtividade e pelo sistema viário para a área.
Mais imagens e o memorial a seguir.
O projeto para os pátios ferroviários de Palermo é uma nova oportunidade de reconversão de uma área livre da a cidade para: Reconstituir um segmento amplo da bacia como corredor ecológico, no qual se consideram as alternativas ambientais de paisagem que colaboram com a drenagem urbana. Constituir um novo espaço público com a incorporação de um trecho que estende o parque regional de Palermo. Conectar o tecido urbano, com tendência positiva de desenvolvimento, e que atualmente é cortado pelo parque ferroviário.
A proposta concede uma nova sustentabilidade à área, fazendo conviver a cidade e os espaços naturalizados.Ao mesmo tempo a gestão do verde e a evapotranspiração melhoram a situação histórica de risco hídrico da área. Propõe-se que seja considerada a alternativa de ferrovia elevada como a que melhor atende à melhora do sistema urbano de drenagem.
Para resolver os problemas de descontinuidade do tecido urbano é estabelecida a continuidade máxima da interconexão, priorizando a permeabilidade da área com um novo padrão de ligação de bairros e uma complexidade viária.
Junto ao passeio permeável são propostos equipamento que sirvam ao passeio público e às atividades que lá se desenvolvem: estar, recitais, exposições e manifestações culturais, jogos infantis, centros aeróbicos, etc.
Também é proposta a incorporação de esculturas urbanas nos pontos de vista sobre as ruas, lidos como pedestais no parque. No acesso de Juan B Justo se localiza uma grande pérgola urbana que envolve o acesso e o viaduto da ferrovia e marca a entrada do parque.
Para a organização da paisagem considera-se a ideia de corredor biótico, estabelecendo a continuidade dos parques de Palermo com a naturalização do espaço livre através de três sistemas principais.
Resolveu-se fazer um parque que conta como área central uma grande extensão de gramado e pastagem, que se sobrepõem às ruas e permitem um passeio prolongado pela área naturalizada. O tapete verde ondulado liga a totalidade do parque e prioriza o verde sobre o sistema viário.
Concurso
Concurso Playa Ferroviaria de PalermoPremio
Segundo LugarArquitetos
Carlos Lebrero, Christian SarnoLocalização
Palermo, Buenos Aires, ArgentinaColaboradores
Santiago Marini, Fedora Mora, Mariela More, Macarena Rodríguez Tomietto.Consultores
Sofía Sánchez Pouyade (Paisaje) y Ing. Sergio Ostromujoff (Ferroviario)Animação de Imagem
Matías Rojas, Facundo Lema “Chancho - visual studio”Ano Projeto
2013Fotografia
Carlos Lebrero y Christian Sarno