Em exposição até 31 de janeiro de 2014, a instalação 'Pretty Vacant', concebida pelo estúdio Rietveld Landscape, encoraja os visitantes a ver com novos olhos os espaços vazios do Centraal Museum nos Países Baixos. A janela azul lança, literalmente e figurativamente, nova luz sobre o espaço e complementa a arquitetura desta capela medieval. Mais imagens e a descrição dos arquitetos na sequência.
A janela se baseia nos 'espaços negativos' de outra instalação realizada pelo estúdio - 'Vacant NL' - que foi o trabalho dos Países Baixos exposto na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2010. A instalação no pavilhão projetado por Gerrit Rietveld em Veneza mostrava o enorme potencial de 10 mil edifícios públicos em desuso nos país.
O trabalho do Rietveld Landscape se encaixa muito bem na ideia do Centraal Museum de acolher trabalhos que transitam na interseção entre arte, design e arquitetura. Rietveld Landscape é um estúdio jovem que representa notavelmente os novos trabalhos e pesquisas que vêm surgindo nesta interseção. O diretor do museu, Edwin Jacobs, descreve os integrantes do grupo como "os talentos no campo das intervenções espaciais, sem equivalente em qualquer discurso arquitetônico ou teórico. Eles pensam em imagens de maneira verdadeiramente nova."
Com a aquisição desta instalação - através do apoio da organização Mondriaan Fund - o Centraal Museum alcançou seu objetivo de acrescentar a 'Vacant NL' à 'Colectie Nederland'.
Mais informações sobre a instalação aqui.