- Ano: 2008
-
Fotografias:Sergio Pirrone
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa constituiu uma casa para um surfista e sua família que resgatasse elementos típicos da arquitetura do entorno de forma contemporânea e criar espaços protegidos do frio vento sul - constante na área - e da insolação do poente, sem prejudicar a visão de Punta de Lobos (ponto de surfe) nesta mesma direção.
Zócalo
O elemento do Zocalo (palavra em espanhol que significa plinto, designa o elemento sob a base de colunas) foi reinterpretado num embasamento de pedra basáltica local, sobre o qual foi construída a maior parte das construções no centro histórico de Pichilemu (1885).
Na Casa Zócalo, este elemento constrói uma plataforma, que conforma um espaço externo para a casa com varandas protegidas principalmente do vento sul, e áreas verdes controladas, limitando as áreas permeáveis, devido à escassez de água da região. O 'zocalo' da casa, assim como as paredes, ventilam, diminuindo a umidade interna e a transferência de calor da casa. A pedra basáltica foi extraída de uma pedreira ativa na mesma região.
Vento Sul e isolamento
Com uma vista predominante em direção à Punta de Lobos, o volume está colocado de madeira que a maior quantidade de ambientes tenham vista pro mar, mas com um uma ruptura nesse padrão, no sentido de que se está buscando proteção contra ventos do sul na fachada noroeste, mas sem perder a vista. A distribuição da casa é basicamente voltada para o sul, onde contém os dormitórios, herméticos, sendo esta a parte do volume que bloqueia o vento no setor norte da casa. Neste setor encontram-se uma grande sala de estar, uma sala de jantar, e uma cozinha. Estes ambientes abrem para um espaço intermediário onde se encontra a área de churrasqueira e varandas protegidos dos ventos e recebendo a insolação norte.
Através dum beiral ao longo do volume, os interiores são protegidos de insolações excessivas, além disto esses espaços, construídos principalmente de elementos de proteção solar feitos em madeira local, geram espaços intermediários protegidos do vento sul.
Com o objetivo de gerar continuidade com o elemento 'zocalo', e trabalhar a quinta fachada, a cobertura também foi revestida com a pedra basáltica local.