-
Arquitetos: Gaeta-Springall Arquitectos; Gaeta-Springall Arquitectos
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sandra Pereznieto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cada vez mais torna-se imprescindível entender que a construção de um edifício participa muito na transformação da cidade.
Desde esta ótica e responsabilidade, procuramos construir projetos que atinjam a dimensão pública, a conexão da arquitetura e cidade, do espaço privado e público. Para isso propomos o poder de transcender a resolução individual do projeto, para tentar alcançar a dimensão coletiva e urbana.
Neste projeto, por seu caráter e singular localização, este desafio era eminente.
O projeto localiza-se sobre o anel periférico, o conector mais complexo da Cidade do México. Sobre esta zona do conector levanta-se um segundo pavimento, o que soma em complexidade à proposta projetual.
As três requisições essenciais foram: a planta livre para dotar de maior flexibilidade programática, o duplo acesso pelas duas avenidas opostas que envolvem o edifício e, por último, alcançar a maior eficiência. A estes, somou-se o importante desafio de formar uma peça arquitetônica única, sóbria e forte, que somasse à qualidade do contexto urbano.
As plantas livres foram resolvidas por uma uma estrutura simples, que soma-se a uma pele de vidro serigrafado que serve para enquadrar a paisagem urbana única do sul da cidade. Ao mesmo tempo, reduz a radiação solar nas fachadas sul e oeste, obtendo maior eficiência no condicionamento térmico.