- Área: 120 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Susan Lasen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto inicial do projeto do showroom era adotar o espírito da Plaza el Alba Offices, um projeto da agência imobiliária Exxacon. Esse espírito pode ser definido como um "edifício que evoca um parque" e é com essa premissa que o escritório Polivalente foi confrontado para o desenvolvimento do projeto.
O compromisso com o cliente envolvia solicitações sintetizados em três conceitos principais: simplicidade, natureza e vanguarda. Além da gênesis do projeto deveria estar no mesmo tom que seu motivo: Um plantão de vendas que se articulasse entre o limite do privado e público, sem interferir com o espaço de trabalho e obras da construção principal. Mas acima disto tudo, deveria ser incorporado à sua implantação e a forma natural do ambiente. Exxacon resgatou espécies do terreno existente, essas que representam a vegetação característica do terreno do projeto, e são peças fundamentais para o projeto arquitetônico que pode ser proposto para o lugar.
Deste modo, o projeto foi desenvolvido como um elemento arquitetônico bastante elegante, simples em sua formalidade. É responsável por sua leveza e coerência com o ambiente natural da implantação do projeto. No topo e com vistas para o entorno verde do showroom e aos acessos ao terreno, foi determinada a necessidade de incluir um grande espaço aberto como parte da sala que se tornaria um ponto de encontro e contemplação entre os clientes e as árvores do local. Desta maneira, a ideia de um deck de acesso que dá as boas vindas aos clientes nasceu. Sua estrutura contorna três espécies pré-existentes evidenciando o objetivo de criar laços com a natureza local e com o projeto definitivo a ser entregue em 2014.
Este showroom é um objeto arquitetônico suspenso sobre pilotis, desalinhado do eixo da parede de fechamento, com o objetivo de se destacar como um dispositivo de vendas. A estrutura é feita de peças metálicas, compensados de madeira estrutural, alcançando o objetivo de ser totalmente destacável e reutilizável.
Para atrair a atenção de pedestres, o conceito de camadas ou peles foi proposto: O volume envidraçado do showroom se apresenta inserido num volume maior e mais permeável, que separa através de planos virtuais e como uma rede metálica que acaba por se tornar a fachada principal do todo. Isso permite mostrar sua operação em relação ao espaço público mas aliviando a luz para dar uma sensação mais agradável em seu interior.
Experiência / Interiores
O espaço de vendas principal foi um grande desafio. A designação dos clientes previa estrutura metálica alinhada aos conceitos de simplicidade e clareza, além de contar com um espaço iluminado, confortável para os possíveis compradores e acima de tudo, que refletisse o estírito da Exxacon. Graças a isso, um projeto escandinavo foi proposto para o projeto dos interiores, destacando os tons claros da madeira através de uma mistura tintas claras aquosas, com uma parede de apoio que inclui serviços como cafeteria, equipamentos de áudio e imagem, além de armários para os representantes de vendas. A iluminação foi realizada através de grandes lâmpadas embutidas em formato de losangos, mantendo a linha corporativa da fachada da sala de vendas. Para a área dos clientes, uma bancada central e iluminada foi projetada com monitores embutidos para facilitar a informação dada pelos representantes de vendas para os clientes.
O showroom da Exxacon El Alba é um projeto simples, no entanto, tem um grande impacto corporativo e uma presença elegante. Através de operações espaciais sutis um programa de vendas exaustivo, refletindo uma nova imagem para a cidade e o ambiente natural no qual está imerso.