-
Arquitetos: AECOM
- Ano: 2012
-
Fotografias:AECOM / Robb Williamson, Claudio Zappia, Hines - Sketch
-
Fabricantes: Ceramiche Frattini
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova praça no coração de Milão desenhada por AECOM abriu para o grande público e à elogios em dezembro de 2012. Esse marco na paisagem recebe o nome de Gae Aulenti, em homenagem ao arquiteto italiano do Mussée d'Orsay em Paris, e está inserida no coração do conjunto Porta Nuova Garibaldi adjascente à Estação Central de Trens de Milão.
AECOM, vencedora do Projeto como EDAW, arquiteto argentino César Pelli e os paisagistas italianos da Land juntos proporcionaram uma nova e impressionante porta de entrada para uma das mais elegantes da cidades da Europa. Ligada à principal plataforma de transporte de Milão, (a Estação de trens de Garibaldi), a praça é uma peça chave de um dos maiores projetos de revitalização da Itália.
Como responsável pelo projeto de esfera pública de Porta Nuova, o trabalho de AECOM inclui o principal espaço público Gae Aulenti Piazza Circolare, calçadas e conexões ao parque vizinho. Linhas guia estratégicas para o espaço público foram estabelecidas por Gehl Architects.
A Gae Aulenti Piazza é um belo espaço cheio de estilo com características esculturais incluindo um fluxo circular contínuo de bancos em torno de um espelho d'água. Esse, com 60 metros de diâmetro, reflete as alternantes cores das estações do ano e também os edifícios do entorno. Esse espelho d'água cai em forma de cascata dois pavimentos abaixo, com um barulho que ameniza a poluição sonora das rodovias do entorno, e criando três belas cascatas ovais que trazem luz e ventilação natural aos espaços abaixo. Os poços de luz que cria conecta a praça com o pavimento de comércio e estacionamento abaixo, ao mesmo tempo, permitindo a entrada de luz e ar nas bases profundas das torres do entorno.
Os jornais italiano Libero e Il Giornale discreveram esse espetacular espaço público como “a praça do futuro”, e o Corriere della Sera anunciando que milhares de pessoas visitaram a praça em apenas três dias após a inauguração. O resultado é um belo espaço bem trabalhado, uma visão contemporânea da grande tradição da Itália em criar Piazzas elegantes.