- Área: 4500 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Adam Mørk, Danielsen Architecture
-
Fabricantes: Bona, Gyptone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aeroporto de Copenhagen é continuamente eleito um dos melhores aeroportos do mundo e é um importante hub na Escandinávia. Como parte do objetivo do cliente para manter esta posição o Terminal de Conexão foi obrigado a ter uma presença de arquitetura icônica, enquanto continua sendo contextual com os edifícios dos terminais existentes. Outros requisitos do cliente incluem, que a longa construção de 300 metros funcionasse como um defletor de ruído, pelo menos, a 13 m de altura, e também fornecesse um telhado em balanço sem colunas para a área de estacionamento de ônibus.
O Terminal de Conexão representa uma solução pouco convencional para um desafio de design pouco convencional. É um exemplo que mostra como uma solução arquitetônica bem pensada pode combinar as regulamentações governamentais, melhorias técnicas e os requisitos do cliente e realmente melhorar o equipamento urbano em todos os aspectos com um movimento expressivo. Também estruturalmente o edifício não é comum, mais do que 50% da seção transversal é em balanço. A construção de aço curvo forma arcos ogivais distintos, o que resultou em muitos apelidos públicos, tais como o "Baleia" ou a "Catedral".
A luz do dia é um contribuinte ativo para a experiência conforme os viajantes se movem através da conexão. Conforme a luz natural e clima mudam, a luz é refletida na estrutura exposta através das janelas cuidadosamente colocadas e claraboias adicionam uma dimensão extra, bem como um claro sentido de »zona de vôo« e »zona de chão«.
O Terminal de Conexão é um exemplo da estreita colaboração entre o cliente, construtor, arquiteto e outros consultores para entregar um projeto tecnicamente exigente, com um cronograma comprimido.