-
Arquitetos: MIRAG
- Área: 1300 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Jordi Surroca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo deste projeto foi a conversão do edifício existente em um centro cultural e social que teria representabilidade institucional. A pré-existência era uma construção escura e semi-enterrada com escassos espaços de qualidade localizado no interior de um bloco em Girona. O extenso programa de remodelação incluía um auditório com 180 lugares, uma sala de exposições, uma sala de informática e uma área administrativa, entre outros espaços.
Decidimos trabalhar com o edifício existente para aproveitar o expressivo espaço interno, enquanto propúnhamos a nova identidade dos espaços internos e externos.
A busca por uma nova imagem revelou uma enormidade de espaços internos sugestivos. Tomando como modelo o teto de Pedrera de Antoni Gaudi, nossa proposta consistia em um teto rebaixado branco, contínuo mas ondulante, irregular, com um caráter próprio expressivo e presente em todos os espaços EspaiCaixa. Além disso, a Casa Batló de Gaudi nos deu algumas ideias para o pátio, traçando superfícies separadas - como os mosaicos de azulejo de Gaudi - coloridas em azul-verde para proporcionar frescor e luminosidade.
Tanto o teto falso quanto as paredes de vidro coloridas dão unidade ao edifício e contribuem para orientar o usuário pela instalação.
O design vibrante do interior revela suas características distintivas na fachada, que é parcialmente pintada das mesmas cores do interior. Apesar do contraste entre EspaiCaixa e os blocos circundantes, a integração geral com o tecido urbano é melhorada no que diz respeito ao antigo edifício. Além disso, torna-se um bloco interno utilizado frequentemente pelos vizinhos.